Notícias

CTCP promove ação de formação de formadores e tutores dos parceiros

do projeto europeu DIA-CVET

segunda-feira, 9 de maio de 2022
 CTCP promove ação de formação de formadores e tutores dos parceiros

DIA-CVET -  Aprender através da experiência é uma das regras fundamentais da aprendizagem sustentável – parceiros reúnem-se em Portugal para ação de formação de formadores e tutores e para a terceira reunião do projeto.

Decorreu no CTCP, entre 26 e 28 de abril de 2022, uma ação de formação de formadores e tutores dos parceiros do Projeto DIA-CVET (http://www.dia-cvet.eu), cofinanciado pelo Erasmus+, que envolveu 10 participantes de 3 países: Roménia, Alemanha e Portugal.

O programa dos três dias de formação proporcionou, numa primeira parte, a abordagem dos materiais desenvolvidos pelos parceiros para apoiar a formação dos formadores e tutores nas empresas e um workshop que salientou a importância para a melhoria do desempenho das empresas, da aposta na qualificação dos profissionais das áreas de apoio à produção, como a gestão da qualidade, da responsabilidade social, do design, dos novos materiais e tecnologias, entre outros. Seguiram-se workshops que abordaram outros temas relevantes para as experiências práticas que se seguirão nas áreas de atuação do projeto, como o coaching, a sustentabilidade e economia circular, e as tecnologias avançadas de prototipagem e digitalização.

O projeto DIA-CVET tem como objetivo o desenvolvimento de programas inovadores e atrativos de formação profissional contínua para a produção industrial de calçado. Em Portugal os parceiros envolvidos são o CTCP, o CFPIC e a Carité, empresa produtora de calçado, localizada em Felgueiras.

Foca-se em áreas da produção industrial de calçado onde o trabalho autónomo vai para além das competências dos colaboradores qualificados, com o objetivo de desenvolver, testar e implementar programas abrangentes para cada uma a nível europeu.

Em simultâneo, decorreu nos dias 28 e 29 de abril de 2022, a terceira reunião do projeto, a primeira em formato presencial, que permitiu a análise das atividades do projeto que estão em curso, bem como o planeamento das próximas, que serão, nomeadamente, a segunda ação de formação, a decorrer em Pirmasens, na Alemanha, em julho.

Foi uma semana intensa e produtiva mostrando mais uma vez que a cooperação internacional pode catalisar a geração de ideias e definição de estratégias articuladas com as necessidades do setor do calçado, contextualizadas nos diversos países participantes do projeto, sendo mais um passo para a concretização dos pilares do Pacto Europeu para as Competências.



690

Voltar