Notícias

Mediação intercultural essencial nas empresas

CTCP parceiro do projeto europeu INTERMED

sexta-feira, 21 de setembro de 2018
Mediação intercultural essencial nas empresas

A mediação intercultural é definida como uma metodologia que vai além das barreiras da linguagem, cultura e política, de forma a encontrar uma melhor compreensão do local de trabalho  e melhorar a capacidade do gestor para mediar as relações de trabalho entre os colaboradores. Se por um lado temos a resolução de conflitos, por outro temos de encontrar pontos comuns entre as culturas de trabalho, de forma a evitar conflitos e promover a integração.  Esta é uma área estudada a nível internacional, por várias entidades. Mas não existe, ou é muito pouco comum existir uma oferta de formação nesta área,  para gestores. Para estudar este tema e desenvolver formação para gestores na área da intermediação, reuniu-se um consórcio europeu  no projeto InterMED (www.intermedproject.eu), liderado pela  INOVA consultancy, uma consultora do Reino Unido, especialista nestes assuntos, à qual o CTCP se associou.

Como ponto de partida para este projeto, os parceiros realizaram uma análise sobre as necessidades de formação nas PME, nos diferentes países envolvidos: Portugal, Reino Unido, Polónia e Itália, de onde resultaram as seguintes conclusões:
• As PME estão muito interessadas no tema da mediação intercultural, mas não existe ou existe poucas ações estratégicas nas organizações.
• Nos diferentes países os gestores  mostram interesse de adquirir conhecimentos, competências para utilizar profissionalmente, nas áreas da aprendizagem intercultural e comunicação.
• O principal desafio é criar um ambiente onde haja mais consciência e autoconsciência sobre a mediação intercultural.

Após este estudo inicial, os parceiros estão a trabalhar  no desenvolvimento  de um programa de formação para ajudar os empresários/gestores a mediarem num contexto intercultural, que vise a aquisição de conhecimentos e técnicas de mediação intercultural e fiquem mais conscientes dos benefícios de um força de trabalho internacional.

Este projeto  conta com o apoio da União europeia e é composto por uma parceria de 5 entidades de  5 países:
- CTCP - Portugal
- INOVA consultancy, Reino Unido
- Obelisk, Bélgica
- MateraHUB, Itália
- Globalnet sp. z o.o.-Polónia



Fonte: ctcp
1237

Voltar