Projetos

Roteiro para a descarbonização para a fileira do calçado

financiaddores_PRR.png

Acrónimo: Descarbonização

Título : Roteiro para a descarbonização para a fileira do calçado

Data Início: 01/01/2024

Data Conclusão: 31/12/2025

Área Tecnológica: Energia e Ambiente

Setor Atividade: Calçado

Resumo

As alterações climáticas constituem um dos maiores desafios à escala global que se manifesta de forma transversal na dimensão económica, ambiental e social. Dada esta realidade, é crucial tomar medidas de mitigação das alterações climáticas, como a descarbonização da sociedade, que inclua a redução de emissão de gases com efeito de estufa (GEE) e a incitação de uma economia circular.

Este projeto tem a ambição de desenvolver um Roteiro para a neutralidade carbónica para a fileira do calçado de forma a promover a sua descarbonização, introduzir objetivos e promover o envolvimento de todos os stakeholders e entidades a ela ligadas. O roteiro a ser desenvolvido irá compreender ações que auxiliam na construção fundamentada de metas concretizáveis e alinhadas com o Roteiro de Neutralidade Carbónica (RNC2050) bem como com os desígnios europeus do Setor.

Pretende-se que o roteiro sirva de guia para a fileira do calçado, definindo metas ambiciosas para a sua descarbonização apoiada por três cadernos técnicos setoriais que incidam de forma mais específica nas três áreas industriais da fileira, com indicadores diferenciados capazes de refletir as especificidades de cada uma, nomeadamente produção de componentes (e.g., produção de solas), marroquinaria e produção de calçado. Com este Roteiro ambiciona-se desenvolver uma ferramenta de cálculo das emissões de gases com efeito de estufa e desenvolver uma imagem comprovativa (selo/marca) a utilizar pelas empresas que se envolvam ativamente no roteiro para a descarbonização da fileira do calçado, evidenciando o seu empenho e comprometimento com a implementação das ações do roteiro. Será desenhado um regulamento que explicite os critérios que definirão a classificação e atribuição do selo às empresas da fileira do calçado. O desenvolvimento do Roteiro será acompanhado por um conjunto de ações e iniciativas de disseminação e formação (a decorrer entre o período de duração do projeto), que pretendem dar a conhecer o roteiro e promover a descarbonização da fileira do calçado; servirão como apoio de como proceder à implementação dos roteiros nas várias empresas. As temáticas a serem abordadas terão especial ênfase na eficiência energética, mas abrangendo igualmente a economia circular, a digitalização e a sustentabilidade.

Voltar