Projetos

3F-COOP - FOOTWEAR FAST FORWARD COOPERATION

co_funded_by_the_european_union.jpg

Acrónimo: 3F-COOP

Título : 3F-COOP - FOOTWEAR FAST FORWARD COOPERATION

Data Início: 01/12/2023

Data Conclusão: 30/11/2026

Web Site: http://www.3fcoop.eu

Área Tecnológica: Formação e Recursos didácticos

Setor Atividade: Calçado

Resumo

O projeto Erasmus+, 3F-COOP - FOOTWEAR FAST FORWARD COOPERATION, está pronto para revolucionar o setor de calçados na Bósnia e Herzegovina com seu inovador programa de formação ágil, destinado a orientar a indústria para uma transição digital e ecológica.

Com uma rica herança que remonta ao século XVIII, o setor de calçados na Bósnia e Herzegovina evoluiu para um dos setores mais antigos e cruciais do país. Com mais de 250 milhões de dólares em exportações de calçados em 2022, contribuindo com 12 milhões de pares de sapatos, o setor continua sendo um importante empregador, especialmente em áreas rurais. Os principais parceiros comerciais incluem Itália, França, Alemanha, Áustria e Hungria. Notavelmente, a Alemanha mostrou um aumento notável de +51% em valor, enquanto a Itália teve uma diminuição de -17%, indicando a necessidade de intervenções estratégicas.

Apesar de sua importância histórica, o setor de calçados enfrentou desafios nos últimos anos devido ao aumento da concorrência e crises econômicas. No entanto, com investimentos estratégicos em tecnologia moderna, equipamentos e inovação de produtos, a indústria mostrou resiliência. O desafio chave reside no setor de Educação e Treinamento Profissional (VET), que carece de estruturas de qualidade, recursos humanos e modelos cooperativos essenciais para impulsionar a indústria.

Objetivos e Foco do Projeto:
O projeto 3F-COOP de 36 meses visa abordar esses desafios, concentrando-se no desenvolvimento de habilidades digitais e ecológicas, desde o design até a comercialização. Objetivos específicos incluem:
1. Construir capacidade entre os provedores de VET para promover a colaboração entre partes interessadas privadas e públicas para intervenções de VET orientadas para a demanda.
2. Aprimorar a qualidade e a responsividade do VET para se alinhar com desenvolvimentos econômicos e sociais, garantindo a relevância do mercado de trabalho para a oferta de habilidades.
3. Alinhar a oferta de VET às estratégias de desenvolvimento locais, regionais e nacionais.

PROJETO Nº 101129078

Voltar