Publicações

BIG DATA

terça-feira, 14 de novembro de 2023
Referencial Técnico

Atualmente vivemos numa sociedade que evoluiu paralelamente a um processo de globalização e que requer um alto nível de controlo sobre o espaço físico e tempo, resultando em alterações nos modos de vida e nas temporalidades organizacionais. A dataficação (conversão de informação em dados analíticos) e o Big Data tornaram-se tendências tecnológicas aceites na sociedade, e com elas surgiu uma necessidade de converter toda e qualquer informação em dados digitais rastreáveis, quantificáveis e analisáveis.

Esta nova era torna premente nas empresas a existência de estruturas de armazenamento e processamento de informação adequados, de forma a permitir a sua exploração e processamento utilizando mecanismos eficientes para fins de análise de dados. Estima-se que atualmente, em cada 10 minutos, são gerados mais dados que todos os dados gerados desde a pré-história até ao ano de 2003.

No entanto, nem sempre as empresas conseguem acompanhar o rápido desenvolvimento de ferramentas e frameworks para o Big Data, e principalmente perceber quais são as mais apropriadas para as suas necessidades, as vantagens e os riscos envolvidos. É necessário que as empresas e/ou organizações estejam conscientes sobre os potenciais benefícios, mas também os riscos da análise de dados diversos.

O presente referencial, integrado no âmbito do projeto MetalShoe FabLab Network, apoiado pelo NORTE2020 e promovido pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) e pelo Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica (CATIM), visa disponibilizar um guia de apoio às empresas do setor do calçado e marroquinaria e setor metalomecânico que procurem formas de otimizar os seus modelos de armazenamento e processamento de dados à luz dos requisitos emergentes associados ao Big Data, seguindo um raciocínio indutivo e uma estratégia competitiva frente ao cenário atual que vivemos.



BIG DATA
Download

Formato: pdf   Tamanho: 5601,5 KB    Downloads: 46
Voltar