Bolsa Oportunidades

Semana Temática: Prevenção e Segurança no Trabalho

Posturas Corretas no Trabalho

quinta-feira, 2 de maio de 2024
Saiba o que fazer para prevenir riscos ergonómicos
Posturas Corretas no Trabalho

A recente trajetória da indústria portuguesa de calçado, com foco em áreas como o design, criação de marcas de referência e criatividade, demonstra que o investimento tecnológico não é o único pilar estratégico para as empresas. Dado que as tecnologias estão amplamente disponíveis no mercado, é essencial priorizar estratégias integradas de investigação e desenvolvimento, nas quais o fator humano desempenha um papel crucial.  

Neste sentido, a prevenção dos riscos profissionais é uma oportunidade para incrementar a organização da empresa ao nível da qualidade dos processos de trabalho e de produção, promovendo o envolvimento dos colaboradores e potenciando a qualidade das relações sociais, com o consequente reflexo no aumento da produtividade, no desenvolvimento da cultura empresarial e do bem-estar no trabalho e na melhoria da imagem interna e externa da empresa. 

Desta forma, os empregadores devem assegurar aos trabalhadores condições de segurança e de saúde em todos os aspetos do seu trabalho, prevenindo os riscos profissionais.

Neste contexto, e inserido na Semana Temática: Prevenção e Segurança no Trabalho, o CTCP desenvolveu um vídeo relacionado com os principais riscos ergonómicos no cluster do calçado. Tratam-se de riscos relacionados, essencialmente, com o trabalho repetitivo, posturas incorretas e com a movimentação manual de cargas.

Assista ao vídeo e aprenda como tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos! Lembre-se: a segurança e saúde no trabalho são responsabilidades partilhadas por todos. Seja um agente ativo na promoção de um ambiente de trabalho seguro e sustentável. Cuide de si e dos seus colegas!



Este vídeo foi desenvolvido no âmbito do projeto BioShoes4All (bioshoesforall.pt) - Inovação e capacitação da fileira do calçado para a bioeconomia sustentável, projeto nº11, investimento apoiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, na sua componente 12 - Bioeconomia Sustentável e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU. Para mais informação consulte o website recuperarportugal.gov.pt.

Esta publicação reflete apenas as opiniões dos autores, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e do Fundos Europeus NextGeneration EU não podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser realizado com as informações nela contida.



230

Voltar

Relacionado