Notícias

CTCP garante Precisão na Medição de Peles

com Organismo de Verificação Metrológica

segunda-feira, 25 de março de 2024
CTCP garante Precisão na Medição de Peles

A realização de operações de controlo metrológico, para além de legalmente obrigatória, garante a exatidão do resultado das medições nos limites definidos regulamentarmente, tornando as transações comerciais mais justas e eficazes, contribuindo para a correção e transparência do comércio, facilitando o desenvolvimento do comércio mundial e a globalização dos mercados e reforçando a credibilidade e a confiança das medições.


CTCP é Organismo de Verificação Metrológica (OVM) de máquinas planimétricas

Desde 1994 que o CTCP é um Organismo de Verificação Metrológica (OVM) de máquinas planimétricas,  acreditado para realizar operações de primeira verificação dos instrumentos de medição de área de peles, bem como operações de primeira verificação após reparação, e de verificação periódica a todos os modelos aprovados.

No final de 2022, o CTCP foi alvo de avaliação “com base nos critérios e princípios para a qualificação de entidades, tendo sido evidenciada a experiência, a competência técnica e a disponibilidade dos meios necessários para a realização do controlo metrológico legal no domínio dos Planímetros e Máquinas Planimétricas.Esta decisão foi publicada em diário da Républica, despacho n.º 944/2023, de 19 de janeiro 2023.

Medição de área das peles

Para além de realizar verificações planimétricas o laboratório de ensaios do CTCP realiza o ensaio de medição de área, emite o respetivo relatório técnico, para que, caso haja desvios, as empresas lesadas possam reclamar com o fornecedor, para que este reponha a diferença do material.

A pele tem um peso significativo no preço final do calçado, é por isso importante garantir que a área marcada em cada pele corresponde à realidade. A verificação da dimensão por entidades e equipamentos acreditados, como é o caso do CTCP, é essencial para que as empresas tenham a certeza de que compram a quantidade certa para produzir a encomenda.

A experiência do CTCP, como entidade acreditada para efetuar ensaios de medição da área das peles, dita que uma grande percentagem de peles mede menos que a dimensão marcada.

Para mais informações contacte:  [email protected] ou [email protected]

671

Voltar