Notícias

CTCP apresenta Fábrica Ágil Inteligente Sustentável e Tecnológica

quarta-feira, 13 de março de 2024
2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial
12 de março 2024
Europarque, Santa Maria da Feira
CTCP apresenta Fábrica Ágil Inteligente Sustentável e Tecnológica

O CTCP, como coordenador técnico da agenda mobilizadora FAIST (Fábrica Ágil Inteligente Sustentável e Tecnológica), marcou presença no 2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras, um evento promovido pelo IAPMEI e pela ANI. Este encontro, que contou com a presença do Sr. Primeiro Ministro, António Costa, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do Ministro da Economia e do  Mar, António Costa Silva e do Almirante Gouveia e Melo, ofereceu uma plataforma para destacar os desenvolvimentos e primeiros resultados do projeto FAIST, que visa transformar a indústria do calçado em Portugal.

Durante o evento, o CTCP teve a oportunidade de demonstrar os primeiros resultados do projeto FAIST num stand realizado para o efeito. Este projeto ambicioso visa revolucionar a indústria do calçado em Portugal, apostando em tecnologias digitais, sustentabilidade e inovação. Com a participação de 45 empresas e entidades, o FAIST pretende modernizar o setor, tornando-o mais eficiente, rentável e sustentável.

Ilhas de automação, linhas integradas, ferramentas digitais, novas tipologias de produto. Estes são algumas das novas soluções tecnológicas que o consórcio português liderado pela Carité, e com a coordenação do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, está a desenvolver.

O destaque do projeto FAIST inclui a introdução de mais de 30 bens de equipamentos, 20 soluções de software, 5 linhas integradas, mais de 15 produtos de calçado e componentes inovadores, além da criação de 3 unidades piloto de experimentação e demonstração. Estima-se que cerca de 300 novos postos de trabalho serão criados, incluindo 100 altamente qualificados, contribuindo assim para o desenvolvimento económico e social de Portugal.

Além disso, o FAIST pretende incorporar tecnologias inovadoras na indústria, como automação avançada, robótica, visão e inteligência artificial, com o objetivo de aumentar a eficiência e a competitividade do setor.

Este 2.º Encontro Anual das Agendas Mobilizadoras proporcionou uma plataforma valiosa para destacar os esforços dos copromotores da agenda  FAIST. Com o apoio do governo e de diversas entidades, o FAIST está no caminho certo para transformar a indústria do calçado em Portugal, preparando-a para os desafios futuros e consolidando a sua posição como um setor líder a nível global.



622

Voltar