Notícias

GreenShoes 4.0 - Calçado, Marroquinaria e Tecnologias Avançadas de Materiais, Equipamentos e Software

Ação de Demonstração

quarta-feira, 15 de novembro de 2023
Apresentação de resultados do projeto, exposição e ação de demonstração | 22 de novembro | CTCP São João da Madeira | 15h00
 GreenShoes 4.0 - Calçado, Marroquinaria e Tecnologias Avançadas de Materiais, Equipamentos e Software

É com prazer que anunciamos o evento final do projeto mobilizador do cluster do calçado e moda GreenShoes 4.0, marcado para o próximo dia 22 de novembro, a partir das 14h30, nas instalações do CTCP em São João da Madeira. Este evento representa o culminar de esforços dedicados a impulsionar inovação e excelência no setor, por um consórcio que reuniu 15 empresas líderes dos diferentes setores incluindo: design, materiais, equipamentos, software, logística, retalho, calçado e marroquinaria e 8 entidades não empresariais do Sistema de I&I (ENESII).

A inovação, a sustentabilidade e a digitalização estão entre os desafios e as oportunidades do cluster do calçado, e no centro da sua transformação, visando a inclusão, a resiliência, a competitividade, a neutralidade carbónica e a economia circular.
O cluster do calçado tem investido no desenvolvimento de materiais, componentes, tecnologias de produção e produtos de calçado e marroquinaria com menor pegada ambiental.  Em paralelo, investiu na implementação de tecnologias de produção e informação e digitalização, visando automatizar processos, potenciar a relação com o cliente e a oferta de novos produtos e serviços, obter ganhos de eficiência e aumentar a sua rentabilidade.

Os resultados desenvolvidos no âmbito do GreenShoes 4.0, serão apresentados  nesta sessão de acordo com o seguinte PROGRAMA:

14h:30 – Receção dos participantes do evento final
15h – Abertura do evento (CTCP – Luisa Correia)
15h:15 – Apresentação dos resultados do projeto (CTCP – Maria José Ferreira)
15h30 às 16h30 – Painel “A inovação, a sustentabilidade e a digitalização no cluster do calçado”

Oradores: Ana Vasconcelos (Belcinto), Gonçalo Santos (APIC couros),  José Pinto (Procalçado), Rui Rebelo (InescTec); 
Moderador: Paulo Gonçalves (APICCAPS)

Os membros do painel irão abordar as mais recentes inovações em termos de eco couros, polímeros e solas, produtos finais de marroquinaria e calçado em couro ou polímeros/ injetados, e tecnologias de produção e digitais.
Discutirão desafios e oportunidades que se colocam ao cluster, dando exemplos de abordagens que podem ser seguidas para os gerir de modo positivo e criar valor, por exemplo, utilização de fabrico aditivo/impressão 3D para reduzir custos de fabrico de amostras e moldes, reciclagem de resíduos, eliminação de substâncias perigosas nos couros, entre outros.
 
Finalizarão com reflexões sobre o futuro de cluster incluindo identificação de oportunidades de novos negócios, áreas que requerem investigação e desenvolvimento, como criar e manter marcas, o contributo do branding e marketing.

16h30 às 17h30 – Visita organizada aos demonstradores

Este encontro tem como objetivo reunir especialistas de toda a cadeia de valor do setor, com vista à partilha de conhecimento e inovações mais recentes, com o propósito de preparar o cluster português para os desafios futuros.

Assim, gostaríamos de convidar V. Exa. a associar-se a esta iniciativa. Para isso, muito agradecemos que confirmem a vossa presença, através da inscrição AQUI.

PARCEIROS: ONOFRE; CARITÉ; AMF; CURTUMES BOAVENTURA; FLOWMAT; KYAIA; PROCALÇADO; CEI; OFICINAWARE; ATLANTA; TECMACAL; BELCINTO; KYAIA; JOAQUIM FRANCISCO INÁCIO; OVERCUBE
IPB; CENTRO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA; ISEP;UNIVERSIDADE DO MINHO; CTIC; INESC TEC; CTCP ; UNIVERSIDADE DO PORTO - FACULDADE DE CIÊNCIAS




899

Voltar