Projetos

ICSAS-Integrating companies in a Sustainable Apprenticeship System

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Acrónimo: ICSAS

Título : ICSAS-Integrating companies in a Sustainable Apprenticeship System

Data Início: 01/09/2017

Data Conclusão: 31/08/2020

Web Site: http://www.icsas-project.eu

Área Tecnológica: Formação e Recursos didácticos

Setor Atividade: Calçado

Resumo

“Aprender através da experiência é uma das regras fundamentais da aprendizagem sustentável”.
O projeto ICSAS (“Integrating Companies in a Sustainable Apprenticeship System“) tem como objetivo proporcionar às empresas sem qualquer ou com pouca experiência de formação em contexto de trabalho, a oportunidade de obter em primeira mão uma impressão prática sobre como é que este sistema de aprendizagem funciona. O setor de atividade escolhido para este projeto é a indústria do Calçado. É dado ênfase a dois aspetos: primeiro, os aprendentes e as empresas participantes envolver-se-ão numa experiência piloto de 1 ano, período esse suficientemente longo para constituir uma experiência profunda e significante; segundo, um enfoque no papel dos tutores: como é que esta figura central na formação em contexto de trabalho pode preparar-se e ser assistida? O projeto ICSAS tem as suas raízes em projetos percursores que prepararam em particular o contexto teórico. O projeto ICSAS tratará agora a questão de como implementar formação em contexto de trabalho, respetivamente um sistema dual na prática, através da proposta de um piloto de 1 ano de duração. Durante a fase piloto, empresas produtoras de calçado e formandos selecionados em Portugal e na Roménia terão oportunidade de acumular experiência prática em como organizar formação em contexto de trabalho e acima de tudo, pelo menos para a maioria, na condução do processo produtivo.

Projeto número: 2017-1-DE02-KA202-004174

Objetivos
• Desenvolver o sistema de Educação e Formação Profissional da Roménia e de Portugal no sentido da formação em contexto de trabalho e melhorar o desempenho dos tutores em Espanha e na Alemanha, baseado na aprendizagem mútua, proveniente do sistema de aprendizagem Alemão.
• Desenvolver um quadro de qualificação setorial e de referência de qualificações na Alemanha, Portugal, Roménia e Espanha.

Resultados esperados
• Análise do que pode ser ensinado/aprendido nas empresas participantes, através da metodologia “Análise das Estações de Aprendizagem” (LSA - Learning Station Analysis) em todos os departamentos.
• Descrição do que pode ser aprendido via formação em contexto de trabalho – estar em linha com a regulamentação e programas de cada país envolvido.
• Manual de “Formação do Tutor“ com enfoque em métodos didáticos gerais e específicos do setor.
• Orientações para a garantia da Qualidade da formação em contexto de trabalho no setor do calçado.
• Relatório da experiência piloto na Roménia e em Portugal (incluindo análise SWOT).
• Quadro de Qualificação Sectorial para a indústria do calçado.
• Manual de transferência e material adicional para garantir a sustentabilidade e facilitação da apropriação dos resultados por parte de projetos comparáveis noutros setores ou regiões.

Este projeto é financiado pela União Europeia.

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