Notícias

Shoelutions desenvolve calçado com sobras de produção de feltros da empresa Valmet

quarta-feira, 13 de julho de 2022
Shoelutions desenvolve calçado com sobras de produção de feltros da empresa Valmet

Após um trabalho de investigação do CTCP com a empresa Valmet, com vista à valorização de resíduos de produção daquela indústria, a empresa de calçado Shoelutions, está a industrializar esta ideia e já desenvolveu alguns protótipos de sapatos com os restos de feltros da empresa Valmet.  Estas sobras de materiais que foram anteriormente avaliadas pelo CTCP, possuem as características necessárias para utilização no calçado.

“Após um primeiro contacto com o CTCP, foi concluído que os materiais têm um grande potencial para o uso no setor do calçado e é aqui que a empresa Shoelutions entra em ação. Foram desenvolvidas, na Shoelutions, amostras de calçado, utilizando o material reaproveitado da Valmet, com o objetivo de perceber como os materiais respondem às necessidades de produção e criação de calçado. 
Foram ainda realizados outro tipo de testes, como a impressão de padrões nestes materiais. Estes testes deram origem a três amostras de calçado.” Adianta a empresa em comunicado.

A unidade industrial da empresa multinacional Valmet, situada em Ovar, produz tecidos e feltros para as mais diversas indústrias. Porém, o processo e o tipo de produtos produzidos, leva a que exista uma grande quantidade de resíduos, pelo que a empresa pretende criar sinergias com a indústria do calçado, componentes e marroquinaria, para o reaproveitamento destes resíduos de produção.

O compromisso com a sustentabilidade é uma realidade cada vez mais presente nos diferentes setores, daí a importância de criar sinergias entre os vários setores, dando vida a produtos inovadores, ao mesmo tempo que se valoriza os resíduos.  

1049

Voltar