Notícias

Prémio MetalShoe FabLab Inovação

Conheça os projetos vencedores

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022
Conheça os projetos vencedores
Prémio MetalShoe FabLab Inovação

No passado dia 14 de dezembro, o CTCP e o CATIM distinguiram as três empresas que, no âmbito do Prémio MetalShoe FabLab Inovação, apresentaram a concurso as melhores iniciativas e/ou ideias mais inovadoras. Este Prémio era uma das iniciativas previstas no Projeto MetalShoe FabLab Network, e tinha como objetivo distinguir a ideia cujo desenvolvimento e materialização envolvesse os fablabs daquelas entidades, criados no âmbito deste projeto. Esta sessão de entrega do prémio, integrada na sessão de encerramento do projeto, decorreu no Porto Palácio Congress Hotel e contou com a presença e intervenção de Maria José Pereira, do NORTE 2020 – Unidade de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica. Como oradora convidada, Celeste Varum, abordou a relevância dos FabLabs na transferência de tecnologia e na aproximação às empresas.

A Savana Calçados, SA foi a empresa vencedora do concurso com o projeto “Braille & Sustainability”. A proposta apresentada consistiu na criação de uma bota para crianças invisuais feita à base de materiais sustentáveis, nomeadamente sola à base de algas marinhas, corte feito à base de casca de maçã, forro em bambu, palmilha em cortiça com espuma reciclável e sistema de aperto fácil de calçar e descalçar sem ser necessário o uso de cordões. Para a possibilidade de leitura em Braille na bota foi utilizada a impressão UV. De notar que, este projeto está inserido num dos muitos projetos de cariz social que a empresa desenvolve todos os anos.

Os projetos apresentados pelo Simaca Group e António Abreu Metalomecânica, Lda, em cooperação com o CTCP e o CATIM, foram distinguidos com uma Menção Honrosa, tendo ocupado no pódio o segundo e terceiro lugar, respetivamente. Em causa estavam projetos alusivos à customização de couro, com recurso a tecnologias de impressão laser, impressão UV e impressão 3D e à criação de uma biqueira para calçado de segurança com material ecológico e 100% reciclável.
Nesta Sessão Final do Projeto MetalShoe FabLab Network para além de divulgados os vencedores do concurso foram apresentados os principais resultados desenvolvidos no âmbito do projeto (disponível no site do projeto em https://www.metalshoefablab.pt/#resultados)  e ambos  os centros tecnológicos apresentaram as perspetivas futuras para os seus FabLab, dando garantia às empresas e entidades que este projeto serviu de rampa de lançamento para uma atividade que pretendem continuar a desenvolver com as empresas.
 
Apoiar as empresas dos setores do calçado, marroquinaria e metalomecânica com ferramentas inovadoras, com novas tecnologias digitais, dar oportunidade às empresas para experimentarem os equipamentos, analisar as suas potencialidades, vantagens e desvantagens, enquadramento nos seus modelos de negócio, prestar apoio técnico nas várias temáticas relacionadas com o fabrico digital, são algumas das atividades que pretendem manter nos FabLab.

Manter a integração na rede nacional de FabLabs e expandir à rede internacional, de forma a poderem colaborar com outras entidades, bem como obter competências acrescidas para as equipas técnicas e ampliar a oferta de novas tecnologias, são alguns dos objetivos a que se propõem os responsáveis do CTCP e  CATIM.

 





645

Voltar