Notícias

Nanopartículas de prata em tribunal

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Nanopartículas de prata em tribunal

O Conselho de Defesa dos Recursos Naturais (NRDC na sigla original) apresentou um processo judicial no tribunal federal dos EUA para tentar limitar a exposição pública aos antimicrobianos com nano partículas de prata usados em vestuário e outros têxteis.


O processo pretende evitar que a Agência de Proteção Ambiental (EPA na sigla original) permita nano partículas de prata no mercado «sem os dados exigidos legalmente sobre os possíveis efeitos perigosos nos humanos e vida selvagem», afirmou a NRDC. A ação segue-se após a decisão da EPA em dezembro de 2011 de permitir à HeiQ Materials a utilização de nano partículas de prata nos tecidos durante os próximos quatro anos enquanto são gerados dados sobre a toxicidade sobre a saúde humana e os organismos aquáticos.


A prata é um reconhecido antimicrobiano, capaz de matar as bactérias. As nano partículas de prata são feitas a partir de prata e comercializadas com o sendo um antimicrobiano ainda mais forte. «Devido ao seu incrível pequeno tamanho, as nano partículas de prata penetram nos órgãos e tecidos do corpo que formas maiores de prata não conseguem chegar, como o cérebro, os pulmões e testículos», argumentou Jennifer Sass, cientista sénior no programa de saúde do NRDC.


«Para um pesticida que tem tantos efeitos devastadores potenciais quando libertado no meio ambiente, e potenciais efeitos perigosos quando absorvido por humanos, a EPA deveria ter feito um melhor trabalho na proteção da nossa saúde e do ambiente», acrescentou.
Contudo, o CEO da HeiQ, Carlo Centozne declarou ao just-style.com que a empresa está empenhada em fazer «produtos ambientalmente responsáveis» e assegurar que cumprem as exigências legais.


«A EPA conduziu uma avaliação de risco aprofundada usando dados de testes e pressupostos conservadores e decidiu aprovar o produto para uso comercial», afirmou. «A HeiQ AGS-20 é uma tecnologia inovadora e eficiente que permite uma proteção antimicrobiana efetiva para têxteis – desde camisas, uniformes e lençóis a tendas – porque usa menos prata que outros produtos comparáveis», concluiu.

Fonte: Portugal Têxtil,13fev.2012
1988

Voltar