Notícias

Exportações de calçado crescem

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
Exportações de calçado crescem

No ano passado,  pelo segundo ano consecutivo, as exportações portuguesas de calçado cresceram, a um ritmo superior a 2%, contra 1,4% registado em 2006, anunciou, ontem, a associação sectorial. De acordo com a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), a evolução positiva em dois anos consecutivos "confirma que o sector do calçado iniciou uma nova fase de desenvolvimento".

 Portugal exportou, só até Setembro de 2007, 956 milhões de euros em calçado, mais 2,2% do que no mesmo período de 2006. Os dados disponíveis permitem perceber que a indústria portuguesa de calçado "tem procurado alargar a oferta a novos produtos", já que se assistiu a um aumento do peso relativo do calçado impermeável (mais 26%), matérias têxteis (mais 7,5%) e outros materiais (mais 8,4%), acompanhado de um recuo do tradicional segmento de calçado em couro. Este, apesar de ter sofrido uma quebra ligeira de 0,7%, representa ainda mais de 80% do total das exportações portuguesas.

Os dados de Janeiro a Junho "parecem igualmente sugerir que o sector iniciou uma nova fase, em que as empresas começaram a entrar no negócio da comercialização do calçado, subcontratando no exterior produtos de características diferentes dos produzidos em Portugal, mas que permitem enriquecer as colecções, tornando-as mais completas", acrescenta a APICCAPS.

 

Fonte: Jornal de Noticias, 18.Jan.07
1747

Voltar