Notícias

Diashoe: Novo curso ensina a produzir calçado para diabéticos

Curso online disponível

quarta-feira, 25 de maio de 2022
Curso online disponível
Diashoe: Novo curso ensina a produzir calçado para diabéticos

Designers, técnicos de calçado e gestores de produto que se dedicam ao fabrico de calçado e queiram desenvolver competências na área de calçado especifico para diabéticos, têm agora disponível um curso online, desenvolvido no âmbito do projeto Erasmus+  DiaSHOE (diashoeproject.ctcp.pt).

O calçado para diabéticos deve ser especialmente concebido para oferecer proteção aos pés diabéticos e reduzir o risco de rutura da pele, principalmente em casos de má circulação, neuropatia e deformidades dos pés. Para produzir calçado para pessoas com esta condição é necessário ter conhecimentos sobre esta patologia, bem como a forma e materiais usados na produção deste tipo de calçado.

A título de exemplo, o material da gáspea do sapato deve ser macio e sem pontos de pressão sobre os joanetes. A gáspea deve ser feita de couro ou de uma combinação de materiais. Os designs com gáspeas extensíveis podem proporcionar proteção extra, uma vez que se adaptam aos contornos da forma particular do pé diabético, e ajudam a aliviar os pontos de pressão.
O interior (forro) de um sapato para diabético deve ser feito com material macio e com o mínimo de costuras, sem costuras salientes, e as extremidades dos fios devem ser cortadas, uma vez que até a menor proeminência pode irritar e causar a rutura da pele de um pé diabético.

Esta informação está desenvolvida e aprofundada no curso online do DiaSHOE que está estruturado nos seguintes 8 módulos:

- Introdução
- Diabetes mellitus
- Sindrome do pé diabético
- O Pé diabético- Anatomia e especificidades
- Funcionalidade do calçado - atividade do movimento do pé diabético e saúde
- Materiais e componentes para calçado diabético - conforto
- Design, construção e métodos de produção para calçado diabético
- Estratégias de planeamento, produção e gestão da qualidade para calçado diabético

Este curso foi desenvolvido em 7 línguas diferentes, incluindo o Inglês e o Português.

Está disponível de forma grátis bastando para isso fazer o registo e acesso AQUI


1269

Voltar

Relacionado