Notícias

Dia Mundial da Higiene das Mãos

quarta-feira, 4 de maio de 2022
Dia Mundial da Higiene das Mãos

No dia 5 de maio comemora-se o Dia Mundial da Higiene das Mãos, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de chamar a atenção para a importância da higienização das mãos.

Para este ano, a OMS acentuou a união de todos na promoção da higiene das mãos na Comunidade: Juntos pela Segurança – Higienize as suas Mãos.

A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano e é a primeira barreira física entre o nosso organismo e o ambiente externo. Num adulto mede quase 2 m2 e pesa aproximadamente entre 4 e 9 Kg.

Nas camadas superiores da pele, habitam micro-organismos de diferentes espécies como, por exemplo, bactérias, fungos e vírus, que formam a microbiota da pele.

Para se ter uma ideia da dimensão da microbiota, calcula-se que num adulto a pele contenha cerca de um bilhão de bactérias por cm2 de pele e, dessa forma, ao juntar-se com os outros tipos de micro-organismos que habitam a pele, o número chega a ser dez vezes superior ao número de células humanas.

Contudo, a pele também é um meio de transporte muito confortável para bactérias e vírus causadores de doenças.

Com a COVID-19, a higiene das mãos finalmente ganhou reconhecimento e entendimento global de que as práticas adequadas da higiene das mãos na prevenção de infeções  são fundamentais! Segundo a Organização Mundial de Saúde, o ato de higienizar as mãos impede em 40% a incidência de novas infeções.

A lavagem das mãos com água e sabão ou, em sua substituição, a higienização com Solução antisséptica de base alcoólica , constitui a medida mais importante de prevenção da transmissão das infeções.

O lema da OMS para 2022 é: JUNTOS A PROMOVER A HIGIENE DAS MÃOS, para prevenir infeções e resistências aos antibióticos.

A Higiene das Mãos é uma Responsabilidade Partilhada.

Fonte: Departamento Segurança no Trabalho
990

Voltar

Relacionado