Notícias

DIA-CVET - Aprender através da experiência é uma das regras fundamentais da aprendizagem sustentável

terça-feira, 6 de setembro de 2022
Parceiros reúnem-se na Alemanha para ação de formação e para reunião do projeto
DIA-CVET - Aprender através da experiência é uma das regras fundamentais da aprendizagem sustentável

Decorreu no ISC/PFI, em Pirmasens, Alemanha, entre 19 e 21 de julho de 2022, uma ação de formação para os parceiros do Projeto DIA-CVET (dia-cvet.eu), cofinanciado pelo Erasmus+, que envolveu 10 participantes de 3 países: Roménia, Alemanha e Portugal.

O programa dos três dias de formação foi bastante diversificado, com destaque para a visita à empresa FRAMAS, onde foi possível perceber na prática a associação entre inovação, tecnologia e tradição, numa empresa que desenvolve componentes técnicos moldados por injeção e outros produtos para a indústria de calçado, com claras apostas na qualidade e na sustentabilidade. "A visita proporcionada foi muito interessante e motivadora, sobretudo pelo entusiasmo dos interlocutores perante os desafios e exigências que os seus parceiros lhes colocam diariamente" refere  Cristina Marques do CTCP.

No programa constou ainda a visita aos laboratórios do PFI e às instalações do ISC, à empresa Josef Seibel  e ao Museu Alemão do Calçado. Os dois workshops apresentados pelo ISC/PFI completaram a formação e incidiram em dois temas fundamentais, Anatomia e Biomecânica – do pé para a forma, e STEM – Automação, Impressão 3D e Digitalização.

Em paralelo, decorreu nos dias 21 e 22 de julho de 2022, também no ISC/PFI, a quarta reunião do projeto, que permitiu a análise das atividades do projeto que estão em curso, com destaque para a ação piloto que deverá decorrer em cada país. Cada parceiro apresentou a forma como pensa realizar esta ação piloto, tendo o ISC/PFI partilhado a primeira experiência já realizada, as dificuldades encontradas e as melhorias que vai introduzir. 

O  DIA-CVET tem como objetivo o desenvolvimento de programas inovadores e atrativos de formação profissional contínua para a produção industrial de calçado. Em Portugal os parceiros envolvidos são o CTCP, o CFPIC e a Carité, empresa produtora de calçado, localizada em Felgueiras. 

O projeto foca-se em áreas da produção industrial de calçado onde o trabalho autónomo vai para além das competências dos colaboradores qualificados, com o objetivo de desenvolver, testar e implementar programas abrangentes para cada uma destas áreas a nível europeu.



787

Voltar