Notícias

CTCP assina pacto europeu para as Competências TCLF

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021
Um compromisso de investir no maior ativo da indústria: as pessoas
CTCP assina pacto europeu para as Competências TCLF

O CTCP assinou o Pacto para as Competências TCLF (Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado), uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia, que visa maximizar o impacto de investimentos na melhoria das competências existentes (requalificação) e formação em novas competências (requalificação) na Europa.

O Pacto para as Competências envolve as três principais cofederações europeias que representam os referidos setores: Euratex, Cotance e CEC e 115 parceiros sociais europeus do TCLF, representantes da indústria e empresas promotoras de educação e formação que se comprometem a trabalhar em conjunto e a investir em parceria de larga escala, garantir o intercâmbio das melhores práticas e aumentar a atratividade do setor para preservar o património e a capacidade de inovação que caracteriza o TCLF europeu. Os membros do Pacto beneficiarão do trabalho em rede, orientação e recursos oferecidos pela CE a implementar os objetivos que são propostos no Pacto.

“Superar o desafio das competências é essencial para a competitividade das empresas europeias do TCLF e é promissor ver tantos intervenientes a unir forças para enfrentar este problema", sublinhou Luís Onofre, Presidente da CEC. "Investir nas competências das pessoas é essencial para salvaguardar a competitividade das indústrias e preservar o seu valor e potencial económico em toda a Europa" concluiu este dirigente.

Unir forças para aumentar e requalificar a mão-de-obra europeia

Lançado pela Comissão Europeia em setembro de 2020, o Pacto para as Competências TCLF centra-se em 5 objetivos:
1. Promover uma cultura de aprendizagem ao longo da vida para todos: uma das ações é conceber e implementar cursos que promovem as mais recentes tecnologias e ferramentas digitais (competências digitais) e promover atividades de durabilidade, reparação e gestão de resíduos (competências ecológicas), em particular, competências de ecodesign.

2. Construir uma forte parceria de competências com intervenientes relevantes: os participantes prevêem a construção de parcerias regionais e entre diferentes setores entre a indústria e entidades de educação/formação.

3. Monitorizar a oferta/procura e antecipar as necessidades de competências:. Para isso será criado o Observatório de Competências do TCLF.

4. Trabalhar contra a discriminação e a favor da igualdade de género e oportunidades, através do lançamento de um manifesto de diversidade do TCLF e uma iniciativa de apoio a melhorar o equilíbrio de género e assegurar a igualdade de oportunidades para todos.

5. Aumentar a sensibilização e atratividade nas indústrias TCLF, através de campanhas de informação, mostrando as oportunidades do setor e promovendo a mobilidade para jovens trabalhadores.

A partir do início de 2022, a Comissão Europeia apoiará os parceiros do Pacto TCLF para as Competências, nomeadamente através da obtenção de acesso a redes, conhecimento, orientação e centros de recursos.

Ver Pacto para as Competências TCLF AQUI.


1937

Voltar

Relacionado