Notícias

CTCP no 18 º Congresso Internacional de Técnicos do Calçado

China

terça-feira, 26 de novembro de 2013
CTCP no 18 º Congresso Internacional de Técnicos do Calçado

O CTCP representou o setor português de calçado no 18 º Congresso Internacional de Técnicos do Calçado da União Internacional de Técnicos da Indústria de Calçado (UITIC), que se realizou em Guangzhou, na China entre os dias 13 e 16 novembro de 2013,e que este ano se dedicou ao tema “Responsabilidade Social: um desafio para a indústria do calçado”. O CTCP colaborou no seminário “Inovação do Produto” que decorreu no 1º dia do evento, com o tema: Pegada carbono no calçado – avaliação e plano de ação.

Maria José Ferreira, diretora de investigação e qualidade do CTCP, deu a conhecer aos participantes do congresso (intervenientes no sector do calçado provenientes de todo o mundo): a situação da indústria portuguesa de calçado no âmbito da pegada carbono; os resultados de estudos realizados; medidas low cost de eficiência energética; uma metodologia para cálculo da pegada carbono e apresentou o trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do projeto europeu: IND-ECO: Aliança Industrial para reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2, do qual o CTCP é parceiro.

O IND-ECO visa reduzir o consumo de energia e custos associados e criar condições favoráveis para  mais investimentos em eficiência energética, por parte das empresas europeias da fileira do calçado. Mais informação sobre o projeto AQUI.
 
O congresso organizado pela  UITIC em colaboração com China Leather Industry Association, contou com uma componente técnica, com um conjunto de sessões/seminários, e uma componente prática, visita a algumas fábricas do sector em Dongguan.
Toda a informação sobre os temas abordados no congresso pode ser consultada no site do evento (clicar AQUI).

Este evento realiza-se de 3 em 3 anos, em países diferentes,  e constituí um dos mais importantes eventos mundiais da indústria do calçado, que se debruça sobre as mais recentes tecnologias introduzidas no sector e os problemas relacionados com o mercado.

 

 

 

 

 

Fonte: ctcp
5232

Voltar