Notícias

CTCP apresenta estratégias de descarbonização para o setor do calçado

quinta-feira, 30 de maio de 2024
Semana Temática da Energia e Ambiente marca início com sessão dedicada à sustentabilidade e inovação empresarial em São João da Madeira
CTCP apresenta estratégias de descarbonização para o setor do calçado

No passado dia 29 de maio, o Centro Tecnológico de Calçado de São João da Madeira promoveu a sessão de apresentação do Roteiro para a Descarbonização do Setor do Calçado, integrada na Semana Temática da Energia e Ambiente e como forma de comemoração do Dia Mundial da Energia. O evento reuniu empresários, técnicos e profissionais interessados em práticas de sustentabilidade e inovação.

A sessão foi uma oportunidade para conhecer as estratégias e ferramentas desenvolvidas para promover a descarbonização no setor do calçado, além de informar sobre os financiamentos e investimentos necessários para aumentar a competitividade e a sustentabilidade das empresas. A abertura do evento ficou a cargo de Luísa Correia, Diretora Geral do CTCP, seguida de uma intervenção de Luís Guerreiro, Presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI, destacando o papel da descarbonização na competitividade das empresas.

Joana Vaz Teixeira, International Business Intelligence Manager na APICCAPS, apresentou um enquadramento do setor do calçado, enquanto Jorge Almeida, Administrador da RdA Climate Solution, explicou o que é e de que forma as empresas podem alcançar a neutralidade carbónica. Joana Soares, responsável operacional do Roteiro de Descarbonização do CTCP, apresentou o projeto, focando-se nas medidas de atividade e na ferramenta de cálculo de emissões.

O evento culminou com uma mesa redonda, onde se discutiram temas práticos relacionados com a descarbonização. Jorge Almeida abordou as tecnologias existentes para reduzir emissões de gases de efeito de estufa, Carlos Abreu Matos do Banco BPI falou sobre fontes de financiamento privado, Maria José Teixeira do CTCP detalhou as linhas de financiamento e candidaturas do PRR e Portugal 2030, e Alberto Meireles, sócio-gerente da Atlanta, destacou a inovação e tecnologia para a descarbonização na prática.

Este evento marcou o início da Semana da Energia e Ambiente, organizada pelo CTCP, que está a decorrer entre os dias 29 de maio e 5 de junho. A iniciativa "Roteiros para a Descarbonização da Indústria", que integra a Componente 11 do PRR, visa apoiar atividades que contribuam para a mitigação das alterações climáticas e a descarbonização da economia.

Ao reunir especialistas de toda a cadeia de valor do setor de calçado, a sessão facilitou a partilha de conhecimento e inovações, preparando as empresas para os desafios futuros. Através deste evento, o CTCP reafirmou o seu empenho contínuo com a sustentabilidade e a inovação no setor do calçado, promovendo ações concretas para aumentar a competitividade e a sustentabilidade das empresas do cluster.

Para acompanhar os trabalhos que estão a ser feitos rumo à Descarbonização do Setor do Calçado siga o Website do projeto AQUI

189

Voltar