Notícias

Carité testa novo programa de formação profissional na produção de calçado

quinta-feira, 10 de março de 2022
Projeto DIA-CVET: Desenvolvimento de programas inovadores e atrativos de formação profissional contínua para a produção industrial de calçado
Carité testa novo programa de formação profissional na produção de calçado

A formação profissional em atividades ligadas à produção industrial de calçado é hoje uma prioridade para as empresas e pode ser a solução para a falta de mão de obra qualificada.

O fortalecimento da formação profissional é um elemento crucial para garantir a sua elevada qualidade e aumentar a atratividade por parte dos jovens. Para responder a este desafio o CTCP, o CFPIC e ao Carité estão envolvidos no projeto Erasmus+ DIA-CVET “Desenvolvimento de programas inovadores e atrativos de formação profissional contínua para a produção industrial de calçado", que envolve parceiros da Alemanha, Roménia e Portugal.

 Este projeto foca-se nas atividades da produção industrial de calçado como “planeamento da produção” ou “gestão da qualidade”, áreas onde o trabalho autónomo vai para além das competências dos colaboradores qualificados, com o objetivo de desenvolver, testar e implementar programas abrangentes para cada uma destas áreas a nível europeu.
No âmbito de um dos primeiros pacotes de trabalho do projeto, foram identificadas 13 atividades industriais para análise, com base em entrevistas com especialistas e pesquisas setoriais. Coube posteriormente a cada parceiro (Portugal, Roménia e Alemanha) identificar as mais relevantes no seu enquadramento nacional.
O CTCP e o CFPIC, em conjunto com o parceiro industrial Carité, definiram 10 áreas a analisar na Carité, na perspetiva de identificar as principais atividades e encontrar paralelismo com as análises equivalentes realizadas nos restantes países parceiros.

As análises de atividades realizadas na Carité, incidiram nas seguintes áreas:
- Design
- Desenvolvimento técnico
- Gestão da cadeia de abastecimento
- Novos materiais
- Planeamento da produção
- Gestão da manutenção
- Gestão da qualidade
- Gestão ambiental
- Gestão da responsabilidade social
- Gestão da segurança e saúde no trabalho

Os currículos nacionais dos Catálogos Nacionais de Qualificações nem sempre estão alinhados com as análises efetuadas naquelas áreas, levantando a questão sobre as divergências existentes entre as necessidades das empresas e as qualificações oferecidas.
O projeto voltará a esta questão novamente ao analisar os resultados da ação piloto a realizar mais à frente.

Mail informações em: https://dia-cvet.eu

1563

Voltar