Notícias

Calçado: Resistência à formação de fendas espontâneas e sua progressão

Versão portuguesa da Norma acaba de ser editada

quarta-feira, 26 de março de 2014
Calçado: Resistência à formação de fendas espontâneas e sua progressão

O IPQ- Instituto Português da Qualidade acaba de editar a Norma Portuguesa: NP EN ISO 16177:2014- Resistência à formação de fendas espontâneas e sua progressão: Método de Flexão Belt.


Esta foi preparada pela CT 57- Comissão Técnica relativa a calçado, cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal ( ONS/ CTCP).
 
Esta norma específica o método de ensaio para determinar a resistência de um componente ou de um material, à formação de fendas espontâneas e sua progressão, quando submetidas a flexão repetida. O método é aplicável, principalmente a solas de calçado, mas pode também ser utilizado noutros componentes.
 
Trata-se de uma tradução da norma Europeia (EN ISO 16177:2012) à qual foi dado o estatuto de Norma Portuguesa: NP EN ISO 16177:2014. Esta versão portuguesa tem o mesmo estatuto que as versões oficiais (Alemão, Francês, Inglês) e já está disponível para comercialização, pelo IPQ.

O Centro Tecnológico de Calçado de Portugal (CTCP) é o ONS-Organismo Nacional de Normalização  no domínio do Calçado, que desenvolve atividades de normalização no âmbito de um Protocolo de Cooperação, estabelecido com o Instituto Português da Qualidade (IPQ) em 2003.

O trabalho da CT 57- Comissão Técnica relativa a calçado incide na normalização aplicável aos materiais e componentes para calçado, bem como ao calçado, incluindo a terminologia e definições, testes e ensaios e especificações.

Fonte: ctcp
4034

Voltar

Relacionado