Notícias

1º oficina “HIGH-END SHOE” superou expectativas

quinta-feira, 15 de março de 2018
1º oficina “HIGH-END SHOE” superou expectativas


A 1º oficina “HIGH-END SHOE”: Manufatura de calçado de alta gama/luxo superou as expectativas. A prova disso é que está prevista uma 2ª Oficina, ainda este ano, desta vez dedicada à produção de calçado de senhora.

O curso, composto por 140 horas divididas em formação prática presencial e online com visitas a empresas e workshops, cujo objetivo principal era proporcionar aos jovens uma experiência prática numa profissão do setor do calçado (modelação, corte, pré-costura, costura, montagem e acabamento de calçado) terminou no passado dia 1 de março com a apresentação publica dos resultados: um par de sapatos feitos à mão por cada um dos formandos. Nesta sessão os formandos fizeram a sua apreciação da formação e deixaram aos presentes os seus testemunhos.

Alguns testemunhos

“Os meus objetivos pessoais foram cumpridos e superaram mesmo as expectativas. Esta oficina foi importantíssima para mim. A melhor forma de apreender um processo é sem dúvida executá-lo com as próprias mãos. Eu já tinha visitado uma ou duas fábricas de calçado, visto vídeos no YouTube, etc, mas só com esta formação consegui realmente, e com confiança, perceber o que é e como é fazer um sapato e de que forma o próprio design se articula no processo. Foi sem dúvida uma formação importantíssima cujo conteúdo veio responder a 100% à necessidade de aprendizagem que eu sentia.”
Joana Teixeira

“Participar nesta formação, foi um passo estratégico para formalizar, contextualizar projetos que pretendo desenvolver nesta área específica. Através da mesma, consegui aprofundar ainda mais os conhecimentos adquiridos em formações anteriores. A oficina está bem estruturada, com um seguimento lógico e coerente que culmina num modelo de calçado final. Os formadores são extremamente competentes e muito conhecedores de todos os meandros que esta tipologia tem de especifico e pode oferecer e com o seu apoio,  todas as etapas que passamos culminaram em sucesso e numa profunda realização pessoal. Graças a esta formação, não só as competências e o currículo pessoal melhoraram como também foram criadas sinergias que poderão contribuir para o sucesso de cada um de nós num futuro próximo.”
Ricardo Fonseca

“Penso que é um ótimo formato para ter uma noção completa do processo criativo e processo de produção. A nível profissional foi muito importante. Sou controlador de qualidade há cerca de 1 ano e meio . Ter noção do principio ao fim da criação de um sapato, desde a ideia até ao embalamento respondeu-me a questões e fez-me encaixar conceitos que me ajudarão a ser muito melhor profissional por estar melhor preparado e informado.”
Mauro Moreira

“Neste momento estou a integrar-me progresivamente a este meu país de origem. Mas, de certeza que se começar um negocio por conta própria, será no sector do calçado. Tenho que fazer honra aos meus antepassados que tinham e tiveram durante muitos anos, relação de trabalho com este setor.”
Maria Martins

“Participar nesta formação fez-me perceber que gosto mesmo muito desta área e que é mesmo nisto que me devo focar. Pretendo profissionalmente continuar no setor do calçado, sendo que a área que mais me fascina é a criatividade/ criação/ desenvolvimento/ imagem/ fotografia/ comunicação.”
Sónia Jesus

Esta formação decorreu no ShoeFabLab do CTCP, um espaço criado recentemente, no âmbito do projeto Stept2footure (https://step2footure.ctcp.pt) destinado a formação de quadros e a apoiar novos projetos na área de produção de calçado.



A 1ªoficina “HIGH-END SHOE”: Manufatura de calçado de alta gama/luxo foi promovida pelo CTCP, no âmbito do projeto Contratos Locais de Desenvolvimento Social - 3G (CLDS - 3G).



Fonte: CTCP
5508

Voltar