Quinta-Feira 25 de Abril de 2019 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos |
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Geração FAMEST: nova geração de produtos


No passado dia 9 de janeiro os parceiros do projeto FAMEST, reuniram-se, no CTCP em São João da Madeira para apresentar uma nova geração de produtos em áreas essenciais para o futuro do cluster do calçado e da moda.

A sessão de abertura dos trabalho e apresentação dos desenvolvimentos contou com presença da coordenadora da ANI- Agencia Nacional de Inovação, Vera Barreto , do Diretor da APICCAPS, João Maia e do presidente do grupo KYAIA e promotor -líder do projeto, Fortunato Frederico. A diretora de investigação e qualidade do CTCP, Maria José Ferreira, conduziu os trabalhos ao logo da sessão, onde foram apresentados os desenvolvimentos das novas soluções.

O evento, que contou com a presença de todos os parceiros do projeto,  permitiu a partilha de informação sobre o estado de desenvolvimento  dos novos produtos e tecnologias, bem como a  apresentação publica dos principais  produtos/tecnologias em desenvolvimento, nomeadamente os seguintes:

-Sistemas de sensorização e calçado Smart - Sistemas para medição da distribuição da pressão plantar. Uma ferramenta que pode, por exemplo, ser integrados em calçado de segurança de trabalho para deteção de trabalhos em sobrecarga ou para apoiar à ergonomia dos postos de trabalho. ou em calçado diabético para deteção de sobrepressões e apoiar alterações dos produtos e marcha para melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

- Ferramentas para a conceção e produção de componentes e calçado – Desenvolvimento de ferramentas de modelação que permitem apoiar o estudo e otimização dos processos de extrusão e injeção e simulação de propriedades de materiais e estruturas para otimização do conforto dos produtos.

- Plataformas digitais e simulação e sensorização – desenvolvimento de plataformas colaborativas, ferramentas de simulação, sensorização dos equipamentos tradicionais de produção de calçado

- Soluções avançadas para monitorização digital do calçado - integração do RFID em toda a cadeia de valor do calçado para rastreamento do produto.

- Logística móvel no cluster do calçado – integração de soluções de AGV para movimentação de materiais, componentes e produtos no processo de produção do calçado.

- Sistemas inteligentes de gestão da produção (BeinCPPS e SmartSL) – desenvolvimento de soluções de monitorização da produção e manutenção preditiva/preventiva

- nanocompósitos para componentes de elevado desempenho; produtos químicos de base natural e produzidos à base de resíduos da indústria alimentar para produção de couros  com estes produtos; matérias reciclados, materiais para impressão 3D, filmes e produtos

O FAMEST - projeto Mobilizador do Cluster do Calçado, iniciou-se no final de 2017,  conta com um investimento previsto de  6 M€, integra uma equipa multidisciplinar e complementar liderada pela empresa de calçado KYAIA - Fortunato O. Frederico, e atua em várias críticas como “Novos materiais, componentes para calçado e tecnologias avançadas”, “Novos conceitos de calçado, incorporando sinergicamente os materiais desenvolvidos, e produzidos e comercializados pelas novas tecnologias flexíveis e ágeis” e “Soluções para valorizar os resíduos de produção e de pós-consumo”

A equipa do FAMEST inclui empresas de calçado, empresas de materiais & componentes e empresas de equipamentos industriais, laboratoriais, sistemas logísticos e softwares, assim como entidades de ID&T, nas quais se incluem os Centros Tecnológicos do Calçado e do Couro, os centros de investigação do CCG, INESCTEC e INEGI e as Universidades do Porto e do Minho e os institutos politécnicos IPB e ISEP.



Fonte: ctcp

Data:2019-01-17    Visualizações: 1647


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




--------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações