Segunda-Feira 19 de Agosto de 2019 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos | Facebook CTCP Youtube CTCP Linkedin CTCP Instagram  CTCP
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Formação com foco no conforto

Os resultados do projeto Erasmus + Fit2Com – Competências aliadas para conforto e calçado saudável - foram apresentados no workshop sobre “Técnicas e Competências do futuro” no passado dia 27 de setembro no Lineapelle Innovation Square, um novo centro de inspiração e inovação na feira de Milão.

O principal resultado do projeto foi o desenvolvimento de um novo perfil, o perfil de "Especialista no Fabrico de Calçado Saudável e de Conforto ", e um programa de formação correspondente a este perfil, para dar resposta à procura dos consumidores por calçado de moda mais confortável.

O projeto de 3 anos, Fit to Comfort, financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia, e coordenado pelo CTCP( centro Tecnológico do Calçado de Portugal) foi concluído com sucesso e os resultados foram apresentados na Lineapelle Innovation Square em Milão pela Secretária Geral da CEC, Carmen Arias e pela Diretora de Formação do CTCP, Rita Souto, no passado dia 27 de setembro. O projeto tinha como objetivo dar apoio às PME’s europeias na introdução de maior conforto e características saudáveis nos seus produtos de moda, com vista a potenciar a sua competitividade e criar maior valor acrescentado.

A economia e a sociedade está a mudar rapidamente devido às novas tecnologias e fundamentalmente devido à digitalização. Os consumidores tornaram-se mais exigentes e têm uma expectativa de vida mais longa em relação aos produtos adquiridos: sendo geralmente mais informados e conscientes sobre o planeta e as suas mudanças, estes também são mais seletivos, querem produtos e serviços personalizados e dão cada vez mais importância e prioridade a estilos de vida saudáveis. Como tal, os consumidores procuram cada vez mais, características autossustentáveis e saudáveis nos produtos para alcançar uma vida mais longa e saudável.

A importância de características saudáveis e confortáveis no calçado foi também sublinhada num inquérito feito na fase inicial do projeto Fit2Com, numa perspetiva de avaliar as necessidades dos consumidores. Os resultados mostraram que os consumidores na Europa estão predominantemente à procura de calçado confortável: 96% de uma amostra de 681 inquiridos, selecionou o conforto como um dos quatro aspetos que valorizam mais no calçado, mais do que a qualidade (81%), que o preço (69%) e que o design (68%). Além disso, o facto de 48% dos participantes da pesquisa afirmarem que a principal razão pela qual não encontram calçado ser a falta de conforto, mostra claramente a necessidade de uma maior incorporação das características de conforto na produção de calçado.

Num segundo inquérito, lançado pelos parceiros do projeto para avaliar a abordagem das empresas às características de conforto na sua estratégia de negócios e a disposição em incorporar recursos saudáveis e de conforto nos seus produtos, confirmou ainda mais a importância do conforto no calçado. Estes concordaram que o conforto é o recurso mais valorizado pelos clientes, além de ser o recurso do qual os seus produtos mais poderiam beneficiar. A pesquisa também revelou que 70% das empresas viam a escassez de trabalhadores com experiência em calçado de conforto como o maior desafio que enfrentarão até 2020.

Com base no resultado dos inquéritos, os parceiros do projeto desenvolveram um novo perfil, "Especialista em Fabrico de Calçado Saudável e de Conforto" e o respetivo programa de formação. O conteúdo, disponível online em inglês, alemão, espanhol, português e romeno, engloba 600 horas de formação em 10 unidades. Depois de concluir o curso, o novo especialista em Conforto e Fabrico de Calçado Saudável terá desenvolvido as competências e competências necessárias para introduzir os recursos “Conforto” e “Saudável” no calçado de moda e será capaz de melhorar a diferenciação dos produtos e a competitividade das empresas europeias de calçado. O curso é também de alto valor para os funcionários das empresas, que podem acompanhar o programa ou partes dele e, assim, melhorar as suas competências em produção de calçado mais confortável e saudável.

Agora que o curso de formação foi desenvolvido com sucesso, o passo seguinte e final seria ter a nova qualificação reconhecida por cada uma das autoridades nacionais competentes da Alemanha, Portugal, Roménia e Espanha, e integrá-la nos sistemas de EFP correspondentes, contribuindo desta forma, para melhorar o enquadramento das qualificações do setor do calçado nestes países.

Mais informações disponíveis em: www.fit2comfort.eu

Fonte: ctcp

Data:2018-10-17    Visualizações: 539


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




--------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações