Sábado 7 de Dezembro de 2019 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos | Facebook CTCP Youtube CTCP Linkedin CTCP Instagram  CTCP
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


Hugal prepara certificação em Responsabilidade Social

A Hugal - Indústria de Calçado, Lda. é uma empresa de produção de calçado com instalações na Benedita, especializada na construção “Goodyear” que conta com cerca de 110 colaboradores.

No início de 2019 a Hugal viu reconhecido o seu Sistema de Gestão da Qualidade através da certificação pela norma ISO 9001:2015. Com este objetivo alcançado a empresa iniciou um novo desafio, a implementação de um sistema de responsabilidade social de acordo com a norma SA 8000. A implementação da norma SA 8000 conta com o apoio do CTCP, que colabora com a empresa no definição e ajustamento de metodologias que irão permitir à empresa ser certificada por uma entidade acreditada.

A SA 8000 é uma norma de certificação internacional que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho.
Com a implementação do sistema de responsabilidade social a empresa pretende:
•    Melhorar o relacionamento organizacional interno através da demonstração da preocupação com os colaboradores;
•    Aumentar o envolvimento e satisfação dos colaboradores;
•    Consolidar a imagem e reputação da empresa como socialmente responsável, perante as partes interessadas;
•    Criar diferenciação pela positiva, face à concorrência;
•    Aumentar a atratividade da empresa no recrutamento de novos colaboradores.

Para a Hugal a responsabilidade social é uma forma de conduzir os negócios, pois cada vez mais a preocupação com o bem-estar dos seus colaboradores e comunidade faz parte da cultura da empresa.

O que é a Norma SA 8000?
No sentido de contribuir para uma melhoria das condições de trabalho, foi criada em 1996 a Social Accountability International (SAI), organização de direitos humanos que tem como objetivo a melhoria dos locais de trabalho e das comunidades em todo o mundo, através da implementação e desenvolvimento de normalização sobre responsabilidade social.

Assim, o referencial normativo SA 8000 foi o sistema gestão da responsabilidade social desenvolvido pela SAI. A implementação deste referencial e a sua certificação, permitem às organizações demonstrarem publicamente o cumprimento dos requisitos da responsabilidade social estabelecidos e evidenciarem o seu compromisso com valores éticos.

Para além da organização dever cumprir a legislação aplicável e outros requisitos que tenha subscrito, deverá respeitar os princípios de alguns instrumentos internacionais, tais como, as Convenções da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança e a Convenção das Nações Unidas para Eliminar Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres.

A sua aplicação é já um facto em 62 países (dados de 31 de dezembro de 2018 - SAI), cobrindo 56 setores de atividade.
Já se encontram em todo o mundo, 4.042 organizações/instalações certificadas envolvendo um total de 2.060.632 trabalhadores.

A Itália é o país com maior número de certificações emitidas (1309), seguindo-se a Índia com 977, a China com 606, o Vietname com 118, Israel com 63 e a Roménia com 56, perfazendo estes mais de 75% do total. A Península Ibérica está representada com 14 certificações em Espanha e 38 em Portugal.

As organizações portuguesas têm à sua disposição uma ferramenta importantíssima de apoio, não só à internacionalização, como também de valorização dos seus produtos e dos seus serviços.


Fonte: CTCP

Data:2019-09-10    Visualizações: 578


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




--------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações