Sexta-Feira 18 de Outubro de 2019 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos | Facebook CTCP Youtube CTCP Linkedin CTCP Instagram  CTCP

Newsletter

Ver todas

Subscrever newsletters




Links
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


CTCP promove discussão sobre necessidades de competências em economia circular

 Seguir o caminho da sustentabilidade é hoje imperativo para qualquer empresa. As empresas portuguesas de calçado têm já dado passos muito significativos nesse sentido, estando a implementar estratégias que são contributos muito importantes para a sustentabilidade, nomeadamente ao nível do processo produtivo, materiais e produtos. No entanto, é uma área onde existe falta de conhecimento e competências para implementar algumas medidas.

Para debater esse tema, o CTCP promoveu, no passado dia 23 de julho, um fórum de discussão, que contou com a presença de representantes de empresas do cluster do calçado.

O grupo de trabalho concluiu que é de facto fundamental desenvolver competências nesta área e criar condições nas empresas para que estas possam integrar esses conhecimentos.
Quando questionados sobre quais as necessidades de formação que as empresas mais identificam na área da Economia circular, as respostas foram muito diversas, desde o design, aos materiais, à comercialização, até à legislação. Conclui-se, portanto, que estas competências têm que ser transversais a toda a cadeia de valor.
Essa foi também a conclusão dos parceiros do projeto Europeu Design4Circle, que criaram, com base numa abordagem holística, um plano de formação, estruturado em 6 Módulos, designadamente: Introdução à economia circular; o desafio da Sustentabilidade na indústria da Moda; Materiais para uma economia circular; Design e fabricação para uma economia circular; Tecnologias de reciclagem; Gestão de negócios.




Projeto Design4Circle

A indústria da moda é uma das indústrias mais poluentes. Desse modo, é óbvia a necessidade de se afastar do modelo linear atual para um novo modelo circular.

O design de moda é um passo fundamental para produzir a transição para um modelo circular. Cerca de 80% do impacto ambiental de um produto é determinado na fase de projeto. Do mesmo modo, a Comissão Europeia, no seu plano de ação para a economia circular, salienta que “a transição para uma economia circular exigirá também uma mão-de-obra qualificada com competências específicas”.

Para encontrar soluções Europeias comuns, reuniram-se, entidades   representativas de diferentes setores, no projeto de formação europeu Design4Circle, que tem como objetivo colmatar as lacunas de competências em design circular, em produtos de moda.

O projeto Design4Circle permitirá que os designers dos setores têxtil e calçado reduzam o impacto ambiental durante o ciclo de vida dos produtos e desenvolvam novos negócios, inovadores dentro dos princípios da economia circular.

Objetivos:
- Identificar e antecipar as necessidades e recursos disponíveis para o design ecológico nos setores da moda, tendo em vista um modelo circular e as melhores práticas de negócios;
- Conceber e desenvolver um programa de formação em ecodesign e empreendedorismo circular com a participação de parceiros com diferentes perfis;
- Desenvolver conteúdos de formação em e-learning;
- Preparar os designers com as competências e conhecimentos adequados para o design ecológico num modelo circular;
-Criar novas oportunidades de trabalho na área do ecodesign
- Promover materiais ecoeficientes;
-Impulsionar novos negócios nos setores da moda, cumprindo os princípios da economia circular.

Primeiro resultado do projeto já disponível no site do projeto: Estudo sobre necessidades/oportunidades de formação e boas práticas de Economia Circular

Mais informações em: design4circle.eu ou contactando o CTCP: [email protected] / [email protected]



 

Fonte: CTCP

Data:2019-07-31    Visualizações: 412


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




--------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações