Terça-Feira 16 de Outubro de 2018 é o visitante nº 8 592 411 Institucional | Mapa do Site | Localização | Contactos |
Newsletter
Ver todas

Subscrever newsletters




Links
 
 
NOTICIAS
         

  

Google Translate


CTCP participa no evento: Atrair jovens para uma carreira na Indústria

O CTCP participou no evento "Learn by doing: Atrair jovens para uma carreira na Indústria", que se realizou, no passado dia 17 de abril, na Universidade do Minho - em Guimarães, no âmbito da 9.ª Edição da Startpoint@UM - Feira de Emprego e Empreendedorismo.

Nesta sessão foi apresentado o projeto Learn2work em Portugal e os resultados obtidos no teste-piloto realizado no Centro Tecnológico, com um grupo de 10 jovens que tiveram a oportunidade de frequentar uma formação prática em produção de calçado. A metodologia utilizada foi desenvolvida no projeto Learn2work e baseou-se no modelo utilizado pelas escolas de produção dinamarquesas.

O CTCP apresentou aos participantes e visitantes do evento o resultado final desta ação piloto, desenvolvida num atelier, nas instalações do CTCP em São João da Madeira, onde os jovens abordaram todo o processo produtivo de um sapato e colocaram em prática algumas das áreas, nomeadamente a modelação, o corte e o acabamento, e com a ajuda dos formadores cada um pode desenhar e produzir um modelo próprio(uma sabrina).


Para além de formação técnica, os participantes tiveram também formação nas áreas de trabalho em equipa, relacionamento interpessoal, segurança e saúde no trabalho, ensaios laboratoriais e tecnologias de informação e comunicação. O curso incluiu ainda visitas a empresas do setor.

Esta foi uma das várias iniciativas que o CTCP tem vindo a promover junto dos jovens de forma dar a conhecer à nova geração de profissionais, aquela que se designa como a "indústria mais sexy da Europa": a fileira do calçado em Portugal.

O setor pode oferecer inúmeras oportunidades para vários níveis de qualificações, para as mais diversas áreas como: produção, design, engenharia do produto, qualidade, área comercial, entre outras. As competências técnicas são sempre valorizadas para quem pretende abraçar uma carreira no setor e este tipo de iniciativas é uma oportunidade para os jovens tomarem contacto com um dos setores que mais cresceu em Portugal, nos últimos anos.

Esta ação foi desenvolvida no âmbito projeto europeu LEARN2WORK apoiado pela União Europeia no âmbito do Programa ERASMUS+, Ação-chave 2 “Parcerias Estratégicas para a Inovação na Educação e Formação Profissional, onde se pretende adaptar o modelo escandinavo das “Production Schools” à realidade portuguesa. www.learn2work.eu


 

Fonte: ctcp

Data:2018-04-19    Visualizações: 1850


Google Translate Imprimir Enviar este registo a alguém
Voltar
Área Reservada

N.º Nif

Password

memorizar-me


ainda não se registou?
Perdeu a password?
Pesquisa de Informação




--------------------------



    Política de Privacidade | Livro de Visitas | Livro de Reclamações