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O erro número um no marketing: não monitorizar os resultados que obtém com as suas estratégias

sexta-feira, 6 de outubro de 2006

O erro número um no marketing: não monitorizar os resultados que obtém com as suas estratégias

Não se pode melhorar aquilo que não se consegue medir!
A não ser que monitorize os resultados dos seus anúncios, cartas de vendas, vendas telefónicas e por aí adiante, Você não tem qualquer hipótese de ganhar dinheiro a «sério» com o seu negócio ou está a trabalhar muito abaixo do seu potencial.  E sei que nem sequer lhe passa pela cabeça em manter um vendedor na sua empresa que não venda nada ou uma secretária que não sabe como escrever, não é verdade? Claro que é Vou, então, dar-lhe uma sugestão. Arranje uma capa de arquivo, com separadores e coloque lá a cópia de todas as promoções que faz (um anúncio, uma carta de vendas, um cupão, um flyer, etc.). Junte-lhe uma folha em cada divisória, intitulada: «Folha de Análise de Promoções». Agora não se esqueça de ir preenchendo, para todas as promoções, sem excepções.
Muito em breve... para seu espanto absoluto... verá enormes diferenças nos resultados de marketing utilizados. Eventualmente, poderá ter encontrado já algumas técnicas que o tornarão rico. Basta que concentre os recursos nas técnicas de marketing vencedoras, tornando-as parte integrante do seu plano de desenvolvimento do seu negócio (espero que tenha um plano, não tem?).
Retire as estratégias de marketing não eficientes e coloque-as noutra pasta de arquivo. Junte três ou quatro pastas como aquela que lhe descrevi.
Muitas das vezes, ao descobrir uma estratégia de marketing altamente eficaz, tendemos a introduzir-lhe alterações. Por vezes, verificamos, ao fim de algum tempo, que, em vez de melhorarmos pioramos. Pegue novamente na pasta inicial, reveja todos os resultados e tire conclusões...
O que quero sugerir-lhe é que deve construir o seu modelo de negócio - refiro-me ao processo de aquisição e manutenção de clientes de um modo científico ou uantificável.
Avalie os resultados das acções que promove, vá substituindo as menos eficazes por outras mais eficazes, tornando o seu negócio mais competitivo. Uma coisa é certa: sem um bom plano de desenvolvimento de negócio não irá aproveitar todo o potencial do seu negócio. É como andar de carro só na 1ª ou 2ª mudança, quanto muito na 3ª. Quando poderia andar na 5ª ou 6ª mudança. Nesse caso, o seu negócio andaria a uma velocidade superior com menos combustível e menor esforço do motor.
Comece já desenvolver um plano de acção e transforme a Sua Empresa no Líder de mercado que almeja!

Fonte: Vida Económica, 6.Out.06
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