Notícias

A derradeira estratégai de marketing para o que o seu negócio lhe dê aquilo que merece

sexta-feira, 29 de setembro de 2006

A derradeira estratégai de marketing para o que o seu negócio lhe dê aquilo que merece

Recentemente, aconselhei um cliente meu (e amigo) a fazer uma pausa (por exemplo, a tirar umas férias) de duas semanas em cada dois meses.
E adivinhe o que se passou! O meu Cliente (por uma questão de sigilo profissional, não vou identificá-lo) passou a conseguir fazê-lo!
O homem de negócios que nos últimos 17 anos praticamente não fazia pausas, que trabalhou arduamente na sua empresa carregando nos seus ombros todo o peso inerente à construção do seu «sonho», tornando-se prisioneiro dele, conseguiu libertar-se e desfrutar daquilo que merece e alcançou.
Mas como o fez? Como é que antes não conseguia largar o seu negócio, sob pena de ele não funcionar como pretendia, e agora, consegue fazê-lo, ainda por cima, tão folgadamente?
Trabalhámos juntos nos últimos seis meses, criando um conjunto de procedimentos escritos que incluíram todas as tarefas do seu negócio. Isso fez com que, inclusive, um colaborador recente pudesse instantaneamente desempenhar a sua função, seguindo as instruções escritas, com elevada eficácia.
Neste momento, está a pensar: «Isto não se aplica ao meu negócio... É demasiado subjectivo para «passar ao papel». Eu compreendo-o... Sei que olha para a sua empresa como o «filho» que não lhe obedece. Precisa de estar sempre a vigiá-lo, precisa de lhe ralhar. Sempre que está desatento, «o seu filho» vai fazer asneiras. Compreendo-o demasiado bem!
Agora, se acha que também Você merece ganhar duas semanas em cada dois meses de trabalho, continue a escutar o meu conselho. Caso contrário, encontro-me consigo na próxima semana.
O que lhe sucedeu é que Você construiu a sua empresa em torno de si. O que é perfeitamente normal, sobretudo se começou com uma empresa de pequena dimensão (e sozinho).
Mas reflicta comigo. Será que construir um negócio em torno de si é realmente aquilo que quer? Ou é um sonho inacabado... Na realidade, construiu um trabalho em vez de uma empresa, apta para ser vendida quando achar oportuno. Ou, muitas das vezes, apesar de ter um negócio lucrativo, não quer que os seus filhos o continuem porque quer uma vida mais livre para eles, não é verdade?
A chave do desafio consiste na sistematização. Desenvolva o seu negócio em torno de sistemas e formalize-os, libertando-se.
Considera o negócio dos hamburgers do MacDonald pouco complexo? O dono da MacDonald& trabalha mais ou menos do que Você? Pois é, ele gere dezenas de milhares de lojas, e não se queixa... 
Na realidade, enquanto não construir uma estratégia de saída da sua empresa, Você é refém daquilo que criou e apenas poderá obter uma fracção do valor da riqueza que criou com árduo esforço.
Comece já e transforme a Sua Empresa no Líder de mercado que almeja!

Fonte: Vida Económica, 29.Set.06
5017

Voltar

Relacionado