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Nove empresas portuguesas do sector do calçado distinguidas com os Prémios GAPI-CTCP de Inovação em Design

terça-feira, 3 de outubro de 2006
Nove empresas portuguesas do sector do calçado distinguidas com os Prémios GAPI-CTCP de Inovação em Design

Este prémio foi entregue durante a maior feira ibérica do sector, que terminou no domingo, segundo informação ontem divulgada pela Associação Portuguesa das Indústrias de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS).
As empresas distinguidas foram a Aerosoles, com um prémio pela melhor apresentação, a Eject e a Rap (em igualdade no segmento de calçado de criança), a Fly London (calçado de homem no segmento young fashion), Luís Onofre (calçado clássico de senhora), Muratti Florentino (calçado clássico de homem) e Sílvia Rebato (calçado de senhora no segmento young fashion).
Por seu turno, as marcas Cohibas e Dkode, respectivamente em calçado de homem e de senhora, foram também distinguidas com duas menções honrosas.
Promovidos pelo Centro Tecnológico de Portugal (CTCP) e pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no âmbito do Gabinete para a Propriedade Industrial (GAPI), os prémios Inovação na Fileira do Calçado foram atribuídos pelo "carácter inovador das colecções apresentadas [na Modacalzado] e forte implementação no mercado espanhol", adiantou a APICCAPS.
Na edição deste ano da Modacalzado, que terminou no passado domingo, participaram cerca de 60 empresas portuguesas, das quais uma dezena esteve representada no pavilhão de referência da feira de Madrid, o Star Mark.
De acordo com a associação deste sector, o mercado espanhol "é uma prioridade para a indústria portuguesa de calçado" e tem merecido, também por isso, uma estratégia específica de aproximação traçada em articulação com o ICEP Portugal e com o apoio do Programa de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME).
Anualmente, Portugal investe, em promoção em Espanha, aproximadamente um milhão e meio de euros, quer na participação na feira Modacalzado, quer em outras iniciativas de natureza promocional junto das centrais de compras, dos retalhistas e também da comunicação social no país vizinho.
Na sequência deste tipo de apostas, as exportações portuguesas de calçado para o mercado espanhol têm vindo a crescer a um ritmo de cerca de 20% ao ano na última década, tendo em 2005 atingido o recorde absoluto de 70 milhões de euros.

Fonte: Jornal de Notícias, 3.Out.06
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