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China apoia as empresas a criarem marcas próprias

segunda-feira, 2 de janeiro de 2006

China apoia as empresas a criarem marcas próprias

As autoridades chinesas vão criar um fundo especial de 700 milhões de reminbi (73,49 milhões de euros) para que as empresas da China desenvolvam marcas próprias, anunciou em Pequim o ministro chinês do Comércio, Bo Xilai.
A medida visa apoiar as empresas a criar e registar marcas próprias dentro do sistema dos direitos de propriedade intelectual.
«A China tem muita força na manufactura e transformação mas é fraca na criação de marcas» referiu Bo Xilai, que sublinhou que, das 500 maiores marcas mundiais, apenas quatro são chinesas enquanto 249 são dos Estados Unidos, 46 são francesas e 45 japonesas. Para além do apoio financeiro, o ministro prometeu também apoio governamental ao desenvolvimento de novos produtos e à transformação de linhas de produção, bem como à criação de centros de pesquisa e redes de vendas.
Bo Xilai deu como exemplos a seguir pelas empresas da China as marcas Haier (de aparelhos de ar condicionado e electrodomésticos), Legend (o maior fabricante de computadores da China), a cervejeira Tsingdao e a Huawei, a multinacional chinesa de componentes de tecnologias de comunicação, que equipa, entre outras marcas, os telemóveis de terceira geração da operadora Optimus, em Portugal.
O aumento da pirataria de marcas registadas e direitos de propriedade intelectual na China tem levado a diversos processos judiciais, com grandes empresas mundiais como a americana General Motors, a japonesa Honda ou as francesas Lacoste e Moet Henessy a processar fabricantes e vendedores chineses.

Fonte: Portugal Têxtil, 22.Dez.05
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