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O fabuloso negócio das sapatilhas brancas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
O fabuloso negócio das sapatilhas brancas


Nos primórdios dos tempos, na era da moda clássica e conservadora, dificilmente se pensaria numas sapatilhas brancas como um acessório simples, discreto e indispensável. Mas os tempos mudaram e, quando em 2014, a marca sueca Axel Arigato lançou os primeiros modelos, o mundo da moda “abalou”. Nas principais passerelles mundiais, mesmo marcas consagradas como Chanel ou Dior, converteram-se a uma moda renovada. Nunca a expressão “Go back to basics” fez tanto sentido.

No mercado atual, são milhares as marcas que encontraram nas sapatilhas brancas um negócio irresistível. Há modelos para todos os gostos, com preços variados e pequenas caraterísticas que as diferenciam. Adidas com Stan Smith, Nike com Air Force 1, Golden Goose da Saint Laurent e Alexander McQueen tornaram-se uma “febre” para os fashionistas e, hoje, é fácil comprar as famosas “white sneakers”. O tema é analisado, com profundidade, pela Business of Fashion (BoF): em 2018, as vendas destas sapatilhas, ascenderam aos 100 mil milhões de euros.

“O mercado das sapatilhas brancas ascende, atualmente, a 100 mil milhões de euros, tendo o seu rápido e grande crescimento ficado a dever-se ao facto do streetwear estar na moda”, sublinha a BoF. É precisamente nos EUA e na China que as “white sneakers” encontram o seu melhor mercado. “Passaram a ser utilizadas em todo o tipo de situações, não sendo utilizadas, apenas, para ocasiões menos formais. “Atualmente, é tão comum uma pessoa usar as sapatilhas com jeans e t-shirt como com um blazer ou um vestido”.

Para além de Axel Arigato, dois outros nomes criaram de raiz um negócio de sucesso através de umas simples sapatilhas brancas: Greats e Koio. A primeira foi fundada em 2014, tendo atingido, em junho de 2019, 13 milhões de euros em vendas online. O modelo mais famoso é o Royale que custa 179 dólares, em branco naturalmente. A segunda, a Koio, foi criada em 2015. Apesar de não existirem documentos de contas públicas, há a registar um investimento do ator Miles Teller e do produtor Simon Kinberg. O modelo mais apetecido -Triple White – ascende a 250 dólares.

Segundo a BoF “Axel Arigato teve de encontrar um nicho para atingir este sucesso inquestionável. Tudo isto aconteceu devido a uma grande pesquisa e conhecimento de mercado”. Neste segmento, “as três marcas procuram oferecer simplicidade, qualidade e conforto a preços acessíveis”. Hoje por hoje, “produzem-se muitos mais sapatos de elevada qualidade a preços competitivos, devido à tal saturação do mercado”, assume a BOF. Axel, Greats e Koio conseguem equiparar-se a grandes marcas como Adidas e Nike, oferecendo o mesmo tipo de produto.

Em 2018, as vendas do Axel Arigato atingiram 12,3 milhões, mas este ano espera-se que cresça até aos 21 milhões. Existem, atualmente quatro lojas na Europa e a marca está presente em lojas de retalho como Selfridges, Le Bon Marche e Lane Crawford. Alex Arigato procura, desde que lançou a marca, renovar a famosa sapatilha, alternando as cores e os materiais. “Não é um produto novo, é o mesmo produto feito de forma diferente. Isto é muito valorizado pelo consumidor”. Os preços praticados são menores em relação às marcas de luxo como Saint Laurent e Gucci.

As três marcas - Axel Arigato, Greats e Koio - começaram com vendas online diretamente ao consumidor, tendo mais tarde optado pela venda em lojas físicas, para dar oportunidade aos clientes de verem, sentirem a qualidade das matérias-primas e experimentarem o produto. “Sendo a qualidade muito valorizada, estas marcas acreditavam que a simples presença online não valoriza suficientemente o produto”, sublinha a Business of Fashion.
Em relação à Greats, a loja física sempre foi um objetivo, uma vez que a marca “vende 90% através do site e os restantes 10% dividem-se entre a loja no Soho e a parceria com a Nordstrom”. Porém, o preço não é tudo. A marca precisa de ter algo que a diferencie verdadeiramente das outras. Para Axel Arigato, os eventos na loja, como por exemplo, experiências de customização dos sneakers ou a ligação a figuras públicas, aproximam o público-alvo da marca. Já a Koio aposta em parcerias e eventos como forma de atrair novos clientes.

No mundo atual, a Nike e a Adidas continuam a ser as grandes potências neste segmento de mercado. Por isso, com o aumento da concorrência das jovens marcas, têm investido em novas ações e novos modelos de sapatilhas. Para a Business of Fashion, “as peças clássicas, como as “white sneakers”, nunca vão deixar de estar na moda e muito menos desaparecer”.

Fonte: APICCAPS
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