Notícias

Sapatos que se auto reparam podem ser uma realidade graças à borracha impressa em 3D

A química de auto-reparação é boa para a sola

quarta-feira, 27 de março de 2019

Sapatos que se auto reparam podem ser uma realidade graças à borracha impressa em 3D

Os sapatos invariavelmente desgastam com o uso, mas os cientistas podem ter encontrado uma maneira de atrasar a compra de uns substitutos. Uma equipa da USC Viterbi (Escola de engenharia, Califórnia) criou uma borracha autor-reparadora com impressão 3D que pode ser ideal para calçado, pneus e até robótica leve . O esforço envolve a impressão 3D do material com fotopolimerização (solidificação de uma resina com luz), ao mesmo tempo em que se introduz um oxidante na proporção correta para adicionar propriedades de autorreparação sem retardar o processo de solidificação.

O resultado é uma borracha que é altamente durável, e pode ser feita num período de tempo razoável. Um objeto que leva 20 minutos a produzir (como uma sola de sapato) pode sobreviver ao corte pela metade com algumas horas de tempo de reparo. E quanto mais quente, mais rápido o material se cura. Em laboratório, demorou duas horas para consertar um corte em aproximadamente 60º C.
Esta tecnologia pode ainda não estar pronta para o mundo real num futuro próximo. Os investigadores precisam ainda de encontrar uma maneira de disponibilizá-lo para a produção em massa. Esta tecnologia pode impedir que seus sapatos rasguem e também minimizar golpes, mas não dará aos seus sapatos um look novo depois de muito desgaste e utilização. No entanto, ainda pode representar um avanço - e a equipa da USC está a trabalhar em propriedades de autorreparação para materiais mais duros, como plástico, que poderão ser usados em coletes e peças de carros.

Vídeo: https://youtu.be/UzbwwiKp14M

Fonte: Engadget
1119

Voltar

Relacionado