Notícias

Sucessão numa empresa familiar pode ser oportunidade para inovar

sexta-feira, 3 de agosto de 2018
Sucessão numa empresa familiar pode ser oportunidade para inovar

A sucessão de PMEs familiares é um assunto relevante na Europa, onde mais de 90% dos negócios são PMEs, a maioria delas de base familiar. São já várias as iniciativas por todo o mundo que visam estudar este tema. Recentemente foram divulgados os resultados de um estudo global, promovido pela Deloitte (Next Generation Survey 2018), que dá conta de que em Portugal 62% dos líderes da próxima geração das empresas familiares inquiridos vê o contexto envolvente como uma oportunidade de crescimento para o negócio e 81% como uma oportunidade de inovar. 

Assente nesta premissa de que um processo de transferência da liderança da empresa de um líder atual para um herdeiro, se bem conduzida, é um momento único na vida da empresa para promover a inovação e a sustentabilidade do negócio, o CTCP tem em marcha um projeto de formação inovador que visa  desenvolver e testar ferramentas e metodologias de aprendizagem, direcionadas aos líderes atuais e seus sucessores, outras pessoas-chave da empresa e demais colaboradores, por forma a apoiar as empresas a enfrentarem e atravessarem o processo de transferência da liderança de forma bem-sucedida .

Acompanhe todas as informações em: www.skills4succession.eu

Este projeto (2017-1-PT01-KA202-035950) conta com o apoio da União europeia e é composto por uma parceria de 6 entidades de  5 países:
- CTCP - Portugal
- Edit Value- Portugal
- INOVA consultancy, Reino Unido
- Obelisk, Bélgica
- MateraHUB, Itália
- Globalnet sp. z o.o.-Polónia


Principais resultados do estudo Next Generation Survey 2018
Este estudo global, conduzido em 52 países, analisa a perspetiva das empresas familiares relativamente ao seu contexto envolvente, focando-se nos desafios digitais e de inovação que irão impactar as gerações que as compõem, num futuro próximo.

A nível global, as principais conclusões são:
- 56% dos líderes da próxima geração das empresas familiares considera que o seu contexto envolvente é uma oportunidade de alavancar o negócio e expandir a empresa. Para 50%, o contexto envolvente é uma oportunidade de aprimorar os seus recursos de inovação
- 61% das empresas familiares têm uma estratégia digital definida (embora, em alguns casos, seja recente)
- A próxima geração de líderes das empresas familiares tem o desafio de educar os seus familiares para o potencial da transformação digital


Em Portugal, destacam-se as seguintes conclusões:
- 62% dos inquiridos considera o contexto envolvente como uma oportunidade de crescimento do seu negócio. Da mesma forma, 81% considera o contexto envolvente como uma boa oportunidade para a inovação
- 69% não acredita que a sua família vá perder o controlo do negócio devido ao contexto envolvente
- 54% das empresas familiares, em Portugal, têm uma estratégia digital definida
- Apenas 30% dos membros da família ativos nas empresas familiares estão conscientes do potencial da transformação digital




Fonte: ctcp
4398

Voltar