Notícias

À procura da excelência na Educação e Formação Profissional

quarta-feira, 11 de julho de 2018
À procura da excelência na Educação e Formação Profissional

Numa altura em que o desemprego jovem, o envelhecimento da força de trabalho e a escassez de competências tornam-se alguns dos principais desafios dos sectores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado (Textile, Clothing, Leather and Footwear - TCLF) nos vários países, 21 parceiros públicos e privados de 9 países reuniram-se num ambicioso projeto de quatro anos intitulado “Skills4Smart TCLF Industries 2030”, financiado pelo programa Erasmus +.  O aperfeiçoamento das competências e a (re)qualificação de 2 milhões de pessoas que integram a força de trabalho dos sectores TCLF na União Europeia é uma prioridade. Os principais objetivos do projeto passam pelo desenvolvimento de métodos de aprendizagem inovadores que correspondam às necessidades das empresas; a melhoria da imagem das profissões e a criação de uma comunidade sólida e sustentável de Stakeholders públicos e privados em toda a Europa, comprometida em apoiar o desenvolvimento de competências e as oportunidades de emprego.

Nos dias 19 e 20 de junho de 2018, o Consórcio do Projeto reuniu-se na INESCOP, em Elda (Alicante, Espanha) para a segunda reunião técnica do projeto “Skills4Smart TCLF 2030”. A reunião foi coordenada pela organização europeia EURATEX (têxtil e vestuário), juntamente com os dois homólogos COTANCE (couro) e CEC (calçado), nesta reunião foram abordados os vários work packages do projeto, incluindo a pesquisa, os cursos de formação, a disseminação dos resultados e a avaliação das atividades.

Contudo, o principal foco, foram as atividades do projeto que estão a ser desenvolvidas neste momento. Através do registo online (http://www.s4tclfblueprint.eu/register) o Consórcio Blueprint identificou as principais entidades da Educação e Formação dos sectores TCLF em toda a Europa. Foi, também, feito o mapeamento dos projetos europeus, nacionais e regionais mais relevantes nestes sectores. Foram identificadas pequenas, médias e grandes empresas dos sectores TCLF que participarão na fase seguinte, nomeadamente: entrevistas e focus grupos, o que permitirá recolher informação sobre as necessidades da indústria. A recolha da informação, possibilitará, ao Consórcio, realizar uma análise e avaliação da atual oferta formativa; identificar novas profissões e as competências necessárias e envolver novos Stakeholders nas atividades do projeto.

Com as rápidas mudanças na sociedade e na indústria, graças à digitalização e às novas tecnologias, as entidades de formação representam a base de uma força de trabalho qualificada. No entanto, para terem sucesso, precisam de estar equipadas com materiais e métodos de aprendizagem inovadores; serem capazes de envolver os jovens e, ao mesmo tempo, responder prontamente às necessidades das empresas.

Uma rede de centros de excelência ao nível da formação em toda a Europa, interessados em cooperar e trabalhar na atualização dos currículos e ofertas formativas, acompanhada de um plano de qualidade que garanta o reconhecimento dos diplomas, garantirá mão de obra qualificada e talentosa para as futuras indústrias TCLF.  


O resultado do projeto enquadra-se na Estratégia Geral de Competências TCLF que prevê a antecipação das necessidades e competências inovadoras de educação. É nosso objetivo incluir uma nova identidade sectorial e desenvolver uma campanha comunicacional para atrair e reter jovens nestes sectores. Pretendemos, ainda, a criação de 8 novos perfis profissionais transnacionais, bem como, o desenvolvimento dos respetivos currículos e programas de formação, no sentido de responder às necessidades das empresas num sector que representa um volume de negócios anual superior a 200 mil milhões de euros na UE.

Para mais informações do projeto em: www.s4tclfblueprint.eu

Consórcio:
1.    EURATEX, Bélgica – Textile & Vestuário, coordenador do Projeto
2.    CEC, Bélgica - Calçado
3.    COTANCE, Bélgica - Couro
4.    CIAPE- Centro Italiano per l’Apprendimento Permanente, Itália
5.    CITEVE- Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, Portugal
6.    CNDIPT- Centrul National de Dezvoltare a Invatamantului Profesional Si, Roménia
7.    COBOT, Bélgica
8.    CTCP Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, Portugal
9.    HMA - Hellenic Management Association (EEDE), Grécia
10.    Fundacion Estatal, Espanha
11.    IVOC, Belgium
12.    INESCOP- Instituto Tecnologico Del Calzado Y Conexas, Espanha
13.    OPCALIA, France
14.    PIN- Soc. Cons. A r.l. – Servizi didattici e scientifici per l’Università di Firenze, Itália
15.    Politecnico Calzaturiero, Itália
16.    SPIN360, Itália
17.    TUIASI- Universitatea Tehnica Gheorghe Asachi din Iasi, Roménia
18.    Lodz University of Technology, Polónia
19.    UPC- Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha
20.    PIRIN-TEX EOOD, Bulgária
21.    Marzotto, Itália


O Projeto é financiado com o apoio da Comissão Europeia.
Esta publicação reflete os pontos de vista do autor e a Comissão não poderá ser responsabilizada por qualquer utilização da informação nela contida.

Fonte: ctcp
3860

Voltar