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Aprender através da experiência é uma das regras fundamentais da aprendizagem sustentável

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Aprender através da experiência é uma das regras fundamentais da aprendizagem sustentável

 
O CTCP  é parceiro do projeto ICSAS (“Integrating Companies in a Sustainable Apprenticeship System“), que tem como objetivo proporcionar às empresas sem qualquer ou com pouca experiência de formação em contexto de trabalho, a oportunidade de obter em primeira mão uma impressão prática sobre como é que este sistema de aprendizagem funciona.

O projeto envolve parceiros da Alemanha, Portugal, Roménia e Espanha e será desenvolvido na indústria do diferentes países. Os aprendizes e as empresas participantes envolver-se-ão numa experiência piloto de 1 ano, período esse suficientemente longo para constituir uma experiência profunda e significante. Este projeto vai focar-se igualmente no papel dos tutores: como é que esta figura central na formação em contexto de trabalho pode preparar-se e ser assistida?

O projeto ICSAS tem as suas raízes em projetos percursores que prepararam em particular o contexto teórico. O projeto ICSAS tratará agora a questão de como implementar formação em contexto de trabalho, respetivamente um sistema dual na prática, através da proposta de um piloto de 1 ano de duração. Durante a fase piloto, empresas produtoras de calçado e formandos selecionados em Portugal e na Roménia terão oportunidade de acumular experiência prática em como organizar formação em contexto de trabalho e acima de tudo, pelo menos para a maioria, na condução do processo produtivo.



Objetivos
• Desenvolver o sistema de Educação e Formação Profissional da Roménia e de Portugal no sentido da formação em contexto de trabalho e melhorar o desempenho dos tutores em Espanha e na Alemanha, baseado na aprendizagem mútua, proveniente do sistema de aprendizagem Alemão.
• Desenvolver um quadro de qualificação setorial e de referência de qualificações na Alemanha, Portugal, Roménia e Espanha.

Resultados esperados
• Análise do que pode ser ensinado/aprendido nas empresas participantes, através da metodologia “Análise das Estações de Aprendizagem” (LSA - Learning Station Analysis) em todos os departamentos.
• Descrição do que pode ser aprendido via formação em contexto de trabalho – estar em linha com a regulamentação e programas de cada país envolvido.
• Manual de “Formação do Tutor“ com enfoque em métodos didáticos gerais e específicos do setor.
• Orientações para a garantia da Qualidade da formação em contexto de trabalho no setor do calçado.
• Relatório da experiência piloto na Roménia e em Portugal (incluindo análise SWOT).
• Quadro de Qualificação Sectorial para a indústria do calçado.
• Manual de transferência e material adicional para garantir a sustentabilidade e facilitação da apropriação dos resultados por parte de projetos comparáveis noutros setores ou regiões.


O Projeto (nº 2017-1-DE02-KA202-004174) conta com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.

Mais informações em: http://www.icsas-project.eu




Fonte: ctcp
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