Notícias

CTCP recebe a visita de Sua Excelência o Senhor Presidente da República

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CTCP recebe a visita de Sua Excelência o Senhor Presidente da República

O CTCP recebeu, na passada sexta-feira, dia 14 de novembro, a visita do Presidente da República, Professor Doutor Cavaco Silva. O chefe de estado escolheu o CTCP para concluir a 3ª Jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica, dedicada à indústria do calçado. Além do CTCP o presidente visitou 4 empresas do setor (Procalçado, Kyaya, Nobrand,Carlos Santos).

À chegada ao CTCP, Cavaco Silva  recordou a sua visita a este espaço em 1994. Há precisamente 20 anos. Passadas duas décadas, verdadeiramente revolucionárias para o setor, o Presidente encontra agora uma indústria muito mais moderna, inovadora e tomadora de tecnologia de ponta.

Em 20 anos, os mercados sofreram inúmeras mudanças. No início da década de 90, do século passado,  os dirigentes do setor, verificaram que o futuro dependia da capacidade da fileira portuguesa de calçado apostar num novo paradigma de desenvolvimento que deveria passar pela produção de pequenas encomendas, aposta na flexibilidade produtiva, no desenvolvimento de produtos de couro com grande conteúdo de moda e design, no fabrico e expedição rápida de produtos diretamente para os pontos de venda e na venda direta ao pequeno retalho independente. Para isso era indispensável uma aposta nas atividades de investigação e desenvolvimento concentradas nos fatores críticos de sucesso.

Para a concretização deste paradigma foi fundamental o desenvolvimento de tecnologias e equipamentos fabricados em Portugal e especificamente desenhados para as necessidades e características das PME portuguesas de calçado. Os Projetos Facap, “A Fábrica de Calçado do Futuro”, lançado entre 1994 e 2006, e o SHOEINOV, no passado mais recente, foram apenas exemplos da revolução tecnológica operada. Hoje, Portugal detém não só uma das indústrias mais modernas do mundo como exporta alta tecnologia para calçado para todo o mundo.

Sob a liderança da APICCAPS e a eficiente coordenação técnica do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) foi possível construir um verdadeiro cluster em que empresas de calçado, de componentes, tecnologias, institutos públicos, universidades, e entidades do sistema científico e tecnológico contribuíram para o desenvolvimento de soluções tecnológicas de raiz «made in Portugal» que viriam a revolucionar mentalidades e processos, contribuindo para a afirmação do calçado português no mundo.

Foram alguns dos desenvolvimentos resultantes desta aposta em I&D, que  o Presidente da República teve oportunidade de conhecer, nesta passagem pelo CTCP

Numa visita ao Laboratório de Ensaios, dotado das mais modernas tecnologias, muitas delas desenvolvidas e fabricados pela Rede Portuguesa de Inovação do Calçado, o presidente teve oportunidade de presenciar alguns dos cerca de 250 ensaios, que o laboratório disponibiliza às empresas da fileira.

De seguida o Presidente e restantes convidados fizeram uma visita à exposição ShoeInov, onde estão apresentados alguns dos materiais/ produtos mais inovadores que têm vindo a ser desenvolvidos pela rede de inovação, nomeadamente: peles e calçado biodegradável; calçado profissional e calçado de moda customizado de elevado desempenho e conforto; solas em material fluorescente e fosforescente; calçado em plástico, com aplicação de novas tecnologias de produção que incorporam materiais/ acabamentos inovadores; couros com características técnicas e de moda diferenciados ( 25 % mais leve; isento de crómio com resistência à água superior a 3 horas; desintegrável em condições de compostagem superior a 90%; nubuck 50% mais resistente ao efeito da luz; isento de metais; não alérgicos isentos de substâncias químicas como: crómio, formaldeído, glutaraldeído, aminas aromáticas; isento de metais perigosos como o cádmio e chumbo; antimicrobianos; entre outros).

No final da visita, o presidente da República mostrou-se muito satisfeito com a jornada de trabalho e ainda ouve tempo para a tradicional foto com os colaboradores do CTCP, muitos dos quais têm acompanhado esta evolução do setor nas últimas 2 décadas.


CTCP:20 anos de inovação

Há vinte anos que o Centro Tecnológico desenvolve, com as empresas, projetos de I&D a nível nacional e internacional. Estes resultaram no desenvolvimento 150 novos equipamentos e mais de 1 centena de novos materiais, 40 produtos multimédia, estudos setoriais e manuais técnicos  e software para áreas de qualidade, produtividade e certificação.

A rede de Inovação do Setor integra atualmente cerca de 70 entidades, incluindo 20 empresas de base tecnológica (produtoras de materiais e componentes, bens de equipamento e software), 20 entidades do SCT e 30 empresas demonstradoras (calçado, marroquinaria e componentes).

Fonte: CTCP
5568

Voltar

Relacionado