Notícias

Setor do calçado aposta no Capital Humano

Campanha: Condições de Trabalho no Setor do Calçado

sábado, 15 de fevereiro de 2014
Setor do calçado aposta no Capital Humano

O sucesso do setor do calçado deve-se ao seu Capital Humano, é por isso  importante promover o seu bem estar no local de trabalho. Foi com esse objetivo que o CTCP se juntou à ACT numa campanha dedicada à segurança e saúde dos trabalhadores.

Promovida pela ACT esta campanha assenta nos seguintes eixos de ação : informação, formação, investigação e intervenção inspetiva, e aborda as  três áreas, que causam maior risco na indústria de calçado:
-riscos químicos (resultantes do manuseamento de colas e solventes);
- riscos mecânicos (associados à utilização de equipamentos);
- riscos psicossociais.

Os técnicos do CTCP, que estão no terreno diariamente, estão a apoiar na implementação da campanha, através da divulgação da informação preparada para o efeito.

No âmbito do Serviço Externo de Higiene e Segurança no Trabalho (HST), que o CTCP presta em várias dezenas de empresas do setor, verifica-se que estas  primam por assegurar as melhores condições aos seus trabalhadores  e respeitar a legislação em vigor,  e estão disponíveis para implementar melhorias a este nível.

Esta iniciativa enquadra-se no desenvolvimento das políticas públicas de segurança e saúde no trabalho e conta com a participação dos parceiros sociais e institucionais do setor. Para além da ACT, fazem parte deste projeto a APICCAPS, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP), o Centro de Formação Profissional da Indústria do Calçado (CFPIC), a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal (FESETE) e o Sindicato Democrático da Energia, Química, Têxtil e Indústrias Diversas (SINDEQ).
Mais informação sobre a campanha AQUI.
 

Fonte: ctcp
3095

Voltar