Notícias

O arquitecto do sapato

terça-feira, 11 de maio de 2010
O arquitecto do sapato

O designer romeno Mihai Albu mistura a matemática, a arquitectura e a arte para produzir calçado original e repleto de pormenores. Considerado por muitos como “o arquitecto do calçado”, o criador acaba de lançar um sapato com tacões de 30 centímetros.

Conhecido no mundo da moda como “o arquitecto do calçado”, Mihai Albu acaba de apresentar um novo modelo de sapatos, com tacões capazes de aumentar a altura de uma mulher em 31 centímetros. O criador de origem romena, que em tempos se dedicou em exclusivo à arquitectura, mistura esta última com a matemática e a arte nas suas peças, que são consideradas por muitos como esculturas de sapatos. «Tento misturar todos os meus conhecimentos e aplicá-los na criação de peças de calçado originais e que possam embelezar as mulheres. Esse é sempre o meu objectivo na hora da criação», explica Albu.

Utilizando couro francês misturado com jóias, plumas e espelhos, a nova linha de sapatos assinada pelo criador romeno tem vindo a ser considerada como calçado de “saltos arranhas-céus”, não só devido à sua altura, mas também devido ao seu preço. Num país onde o salário médio ronda os 450 euros por mês, estes sapatos artesanais estão a ser vendidos por 1.200 euros. «Os sapatos de tacão alto têm uma vantagem, porque muitas mulheres não têm pernas altas», afirma Albu, que desenha calçado há mais de 20 anos. «Os tacões ajudam a reposicionar a cintura», acrescenta.

Mihai Albu afirma inspirar-se no escultor romeno Constantin Brancusi, e no arquitecto espanhol Antoni Gaudí quando está a desenhar as suas peças. «Inspiro-me em arte para criar e nunca faço compras num centro comercial. Tento ter em atenção as últimas tendências, mas quando vejo o que está a ser produzido pelos principais designers de calçado, tento seguir um caminho contrário e apostar na originalidade», conclui Albu.

Fonte: Portugaltêxtil,
1529

Voltar