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Indústria do calçado prepara-se para investir 17 milhões de euros até 2010

terça-feira, 8 de setembro de 2009
Indústria do calçado prepara-se para investir 17 milhões de euros até 2010

A indústria portuguesa do calçado vai investir 17 milhões de euros até 2010 em campanhas de promoção nos mercados externos. Com o apoio da Agência para o Investimento e Comércio de Portugal (AICEP) e do programa Compete, a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS) sublinha que este investimento é decisivo para o sector.
 
Com o apoio do programa Compete, o investimento em promoção comercial aumenta em 2010 «pelo terceiro ano consecutivo» e cresce 8,2 por cento face a 2009, assegurando acções em 16 países e envolvendo mais de 120 empresas, segundo a afirma a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado (APICCAPS) em conferência de imprensa no Porto.

O objectivo é «consolidar a posição do sector em mercados maduros ou emergentes e promover a imagem da fileira», segundo Paulo Gonçalves, porta-voz da APICCAPS.

Mercados como o Brasil, China, Emirados Árabes Unidos, EUA, Grécia, Japão, Polónia e Rússia serão alvo de uma «aposta sem precedentes», com a participação nas principais feiras de calçado locais, dado o «elevado potencial de crescimento para as empresas portuguesas» ali detectado.
Segundo a APICCAPS, «desde 2007 o sector do calçado já investiu mais de 25 milhões de euros em promoção comercial externa, o valor mais elevado de toda a economia portuguesa».

Para além dos novos mercados, o sector investirá também no reforço da presença em feiras e exposições «de plataforma mundial», como a MICAM e Riva del Garda (em Itália) e a GDS (na Alemanha).

Apostará ainda em feiras «de forte expressão regional» (como a Modacalzado, em Espanha, e a Ciff e CPG Visoon, na Escandinávia) e "de nicho" (caso da Bread & Butter, na Alemanha, Who s Next, Mess Aroun, Midec, Premiere Classe, Italmoda e Fashion Week, em França, The Brandery, em Espanha, e Puré, Moda Footwear e London Fashion Week, no Reino Unido).

Com esta ofensiva comercial, o sector português de calçado - que já exporta mais de 95 por cento da sua produção - pretende «ascender na cadeia de valor» para garantir mercados face à crescente concorrência internacional, que «tenderá a estender-se para as gamas média e alta».

Fonte: TSF OnLine, 08.Set.09
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