Notícias

Kyaia faz 25 anos em 2009

sexta-feira, 5 de junho de 2009
Kyaia faz 25 anos em 2009

A Kyaia celebra este ano o seu 25º aniversário. O grupo liderado por Fortunato Frederico, que emprega mais de 600 pessoas e tem um volume de negócios superior a 50 milhões de euros, anunciou, desde já, novos investimentos para Paredes de Coura.

A Kyaia – Fortunato O. Frederico & Cª., Lda foi fundada em 1984 como uma pequena unidade industrial com capacidade produtiva de 500 pares ao dia e um total de 50 trabalhadores. A sua produção era destinada quase em exclusivo à exportação e, maioritariamente, para a União Europeia.

Em 1989, dada a escassez de mão-de-obra qualificada em Guimarães surge o primeiro projectos de internacionalização para o Paquistão com a criação de uma unidade produtiva destinada exclusivamente ao fabrico de gáspeas.

Simultaneamente, inicia-se o processo de deslocalização regional interna, com a criação de uma nova fábrica em Paredes de Coura.

Em 1994, a empresa em Guimarães reforça o investimento em tecnologias de apoio à produção, ao mesmo tempo que inicia a aposta no lançamento da marca FLY London. Complementarmente, o aprofundamento do processo de internacionalização recebe um impulso significativo com a concretização de parcerias na área de distribuição em mercados como Espanha, França, Alemanha e Escandinávia.

O ano de 2005 é um momento de viragem do grupo que inicia a aposta no sector do retalho, com a aquisição da totalidade da rede de lojas Foreva (47 com a designação Foreva e 16 com a designação Sapatália), num investimento total de 7,5 milhões de euros.

Em 2006, inicia-se mais uma nova parceria estratégica e é criada uma nova empresa especialmente destinada ao desenvolvimento e produção da marca de calçado de conforto, a Softinos. O projecto, que foi pela primeira vez apresentado na feira de Dusseldorf, encontra-se já distribuído em vários países europeu como Alemanha, Dinamarca, Espanha, Grécia, Portugal ou Reino Unido. Fora do espaço europeu, a marca Softinos dá os primeiros passos no Canadá, EUA e Japão. Angola será a próxima etapa.

Fonte: Jornal APICCAPS,Jun.09
2052

Voltar