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Sector do calçado desenvolve plano de qualificação sectorial

quinta-feira, 8 de maio de 2008
Sector do calçado desenvolve plano de qualificação sectorial

A APICCAPS e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal vão desenvolver um plano de qualificação sectorial, que visa realizar uma análise aprofundada da fileira do calçado nos planos tecnológico e digital. As áreas da higiene, da segurança no trabalho e da responsabilidade social merecerão uma especial atenção neste contexto.

Do plano de qualificação sectorial faz ainda parte um diagnóstico às empresas, em termos energético e ambiental. Além disso, vai efectuar-se a certificação do sector em questões como o eco-design - potenciando-se os novos materiais verdes que estão em desenvolvimento - ou os sistemas de gestão. O Plano de Qualificação Sectorial é uma das mais de oitenta medidas que integram o Programa de Acção para a Fileira do Calçado.
Consiste, em termos gerais, colocar em prática os três eixos definidos no novo plano estratégico do sector, designadamente internacionalização, qualificação e inovação.

Considera a associação única do sector a este propósito: O grande desafio do sector passa por aliar a competitividade à responsabilidade social e à qualidade de vida. A inovação continua a figurar como um dos principais pilares estratégicos do sector. Num ambiente competitivo caracterizado pela emergência de novos produtores à escala mundial, com vantagens de custo acentuadas, a indústria de calçado nacional exige mudança.

Neste cenário, a inovação pode ser a resposta a desafios como a valorização do produto. E, pela via tecnológica, é possível minimizar as desvantagens com que a indústria portuguesa se debate. O objectivo passa por potenciar a oportunidade de uma maior proximidade aos grandes mercados europeus, com rapidez e flexibilidade, aspectos que os concorrentes mais distantes terão bastante dificuldade em igualar. Muito dependerá da forma como as empresas vão fazer face a estes desafios.

A APICCAPS lembra ainda que as exigências regulamentares em matéria ambiental e a crescente consciência dos consumidores para este assunto têm que ser encaradas como desafios que a inovação permitirá transformar em oportunidades. De facto, os materiais representam uma das áreas em que a indústria nacional do calçado tem capacidade e competitividade, como fica claro dos últimos indicadores ao nível das vendas.
 
Por último, adiantam os responsáveis associativos: Atendendo a que o calçado já exporta mais de 90% da sua produção, importa alargar o âmbito de internacionalização das empresas, procedendo à necessária transformação nos modelos de negócios, alargando o âmbito da inserção internacional das empresas no contexto global.


Fonte: Vida Económica,08.Maio.08
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