Notícias

Cientistas imitam aranhas no fabrico de fios de seda

segunda-feira, 5 de maio de 2008
Cientistas imitam aranhas no fabrico de fios de seda

Um grupo de cientistas alemães reproduziu em laboratório a forma como a aranha fabrica o fio com o qual caça as suas presas e tece a sua teia. Este é mais um passo para o desenvolvimento de um material resistente (supostamente cinco vezes mais forte que o aço), leve e biodegradável, que pode ser usado, por exemplo, em suturas médicas ou até roupas à prova de bala.
 
"Conseguimos observar os passos iniciais da formação desta fibra, o que nunca tinha sido possível antes", afirmou Sebastian Rammensee, da Universidade Técnica de Munique, um dos autores do estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences. "Agora, podemos entender melhor como as condições do processo afectam a qualidade da seda", acrescentou, citado pelo BBC.

As aranhas segregam duas proteínas que são solúveis em água, forçando-as a passar por um pequeno orifício do seu corpo (um órgão conhecido como fiandeira) e produzindo assim o fio de seda. No laboratório, a equipa fabricou as proteínas usando uma bactéria e canalizou-as para um dispositivo de três canais de cristal. "A proteína é introduzida por um canal e pelos outros entra uma solução salina", explicou. Estas fazem com que as proteínas se agrupem, obrigando-as a sair em forma de fio. A equipa terá conseguido fabricar diferentes sedas artificiais, mas não especifica no artigo a sua qualidade.

Apesar dos esforços dos cientistas nos últimos 20 anos, estes ainda não conseguiram produzir fibras artificiais que dupliquem as propriedades das naturais.|


Fonte: Diário de Noticias, 01.Maio.08
2257

Voltar