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Japão e Angola são nova aposta da indústria do calçado

quarta-feira, 16 de abril de 2008
Japão e Angola  são nova aposta da indústria do calçado

A indústria portuguesa de calçado começa uma nova investida internacional, agora no mercado japonês, com seis das mais prestigiadas marcas do sector: Adventure Boots, Eject, Harlot, Moshion, Softwaves e Tattuagi.

É uma acção "para abrir uma nova janela de oportunidade num dos mercados internacionais com maior potencial de crescimento no futuro", explica a APICCAPS.

Em 2007, Portugal exportou 95 mil pares de calçado para o Japão, num total de 3,2 milhões de euros, o que representa crescimentos de 3,4% em quantidade e 14,2% em valor. O preço médio do calçado português exportado para o Japão ronda os 34 euros, o dobro da média nacional e um dos mais elevados do mundo.

O mercado angolano também está no horizonte da fileira que, em Julho, promove uma acção de prospecção no país, numa parceria entre a APICCAPS e AICEP, com o apoio do Programa QREN. Nesta missão já estão inscritas 30 empresas.

A APICCAPS considera que Angola é um dos mercados com maior potencial de crescimento. No ano passado, as exportações nacionais para o país cresceram 60% e valem já mais do que as vendas para o mercado norte-americano.

Em 2007, as exportações da indústria portuguesa de calçado cresceram 9,2%, para os 70 milhões de pares, no melhor desempenho do sector desde o início dos anos 90.


Fonte: Expresso,14.Abr.08
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