Notícias

Ensaio de resistência à chama em calçado de bombeiro

domingo, 10 de fevereiro de 2008
Ensaio de resistência à chama em calçado de bombeiro

O Laboratório de Ensaios do CTCP possui equipamentos laboratoriais para medir a  resistência à chama e a flamabilidade em materiais específicos para calçado de bombeiro.

Os bombeiros no exercício da sua actividade requerem calçado resistente  que os proteja dos perigos encontrados no decorrer do seu trabalho, tais como: calor elevado, superfícies escorregadias, terreno difícil, cortes, abrasões, entre outros.

Estes profissionais estão muitas vezes envolvidos no combate a incêndios, daí que o calçado utilizado deve cumprir normas de segurança muito especificas e exigentes.

No  sentido de cumprir com as exigências essenciais de saúde e segurança, estabelecidas por normas europeias aplicáveis a cada produto, e especificamente ao calçado de bombeiro, o CTCP desenvolveu materiais e métodos de ensaio para avaliação de materiais resistentes à chama (focalizados para calçado bombeiro).
                                                                       
Assim o laboratório do CTCP está apetrechado com equipamentos  que têm como finalidade verificar  a resistência  ao calor  e à chama em materiais, tais como:

- Equipamento de ensaio da câmara de combustibilidade
- Equipamento de ensaio de Resistência à chama


                     
       


 


 


 


 
Teste  - Protecção contra o calor e a chama- método para limitar a propagação da chama.

O  CTCP e a empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos laboratoriais ZIPOR - Equipamentos e Tecnologia,SA, desenvolveram um equipamento que mede  a resistência à chama  dos materiais, de acordo com as normas EN ISO 15025:2002 e EN 15090:2006.

Este método pretende medir as propriedades de propagação da chama, a  resistência ao calor e a flamabilidade em materiais como: têxteis, peles, solas, atacadores, calçado, entre outros.

Bota Bombeiro- Exame CE tipo


O CTCP certifica a conformidade do produto, assim como atribui a Certificação Exame CE de tipo nestes artigos.

Os Equipamentos de Protecção Individual  estão classificados em categorias (I,II,III), e o calçado de bombeiro insere-se na categoria III, visto que se trata de um artigo classificado de risco elevado.

Para além dos testes obrigatórios para um EPI da categoria III, o calçado especifico para bombeiro para obter a certificação CE, tem de efectuar alguns testes adicionais como:

- Isolamento ao calor ( verificar a temperatura no interior do calçado)
- Degradação do calçado
- Resistência à chama
- Isolamento Eléctrico
- Resistência eléctrica a altas voltagens
- Resistência a químicos
- Resistência ao calor radiante.

Norma: EN 15090:2006
A norma EN 15090:2006 estabelece as especificações de desempenho mínimas e os métodos de ensaio a utilizar no teste de calçado de bombeiro para utilizar na luta contra o  fogo e actividades associadas.

No entanto os utilizadores devem ser treinados para o seu uso adequado, para o cuidado e manutenção do calçado coberto por este padrão, assim como para uma compreensão das suas limitações.


                                                          Para mais informações: geral@ctcp.pt





Fonte: CTCP,10.Fev.08
2733

Voltar