Notícias

Manuel Pinho acompanha 80 empresas portuguesas à MICAM

domingo, 24 de fevereiro de 2008
Manuel Pinho acompanha 80 empresas portuguesas à MICAM

O ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, acompanha quarta-feira uma delegação de 80 empresas portuguesas de calçado, que participam entre terça e sexta-feira na maior feira do sector do mundo, em Milão, Itália.

A presença portuguesa na MICAM é uma das 30 iniciativas que a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) realiza este ano, em parceria com a AICEP, e que envolverão um total de 140 empresas, em 15 mercados distintos.

Em termos globais, estas acções de promoção externa envolvem um investimento do sector de cerca de 8 milhões de euros.

A feira de Milão acolherá nesta edição mais de 1.600 expositores, sendo que Portugal será a segunda maior delegação estrangeira com presença assegurada no certame, a seguir à espanhola.

A feira de Milão é reconhecida, segundo o sector como uma feira de "grande prestígio", destinada ao segmento médio e alto do mercado.
 
Segundo a APICCAPS, a delegação portuguesa será composta por 80 das "mais dinâmicas" empresas do sector, que em conjunto apresentam um volume de negócios na ordem dos 378 milhões de euros, sendo 81 por cento destinado aos mercados externos, sensivelmente 300 milhões de euros.

Depois de em 2006 ter registado um crescimento das exportações de 1,4 por cento, estima-se que, em 2007, as vendas de calçado português nos mercados internacionais tenham aumentado mais de 2 por cento, para 1,2 mil milhões de euros.

Portugal é, de resto, sublinha a APICCAPS, o único país europeu que apresenta um saldo comercial positivo da balança comercial no sector de calçado e perfila-se, actualmente, como o terceiro exportador europeu e o sétimo a nível internacional.

De Janeiro a Setembro, as exportações portuguesas de calçado cresceram 3,4 por cento, ascendendo a 1,06 mil milhões de euros.

Para esse desempenho, segundo a APICCAPS, foram decisivos os crescimentos em França (mais 9,2 por cento relativamente a igual período de 2006), Holanda (mais 4,5 por cento), Espanha (mais 9,3 por cento) e Dinamarca (mais 11,2 por cento).

As exportações portuguesas de calçado estão igualmente a crescer de forma sustentada em Itália, com um acréscimo de 37,9 por cento no período, para 17 milhões de euros.

Fonte: LUSA,24.Fev.08
1630

Voltar