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Sector do calçado vale 1,3 mil ME

domingo, 24 de fevereiro de 2008
Sector do calçado vale 1,3 mil ME

O sector do calçado português vale actualmente 1,3 mil milhões de euros e é composto por cerca de 1300 empresas que exportam mais de 90 por cento da sua produção e integram cerca de 40 mil postos de trabalho.

De acordo com os dados da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Seus Sucedâneos (APICCAPS), depois de em 2006 ter registado um crescimento das exportações de 1,4 por cento, estima-se que, em 2007, as vendas de calçado português nos mercados internacionais tenham aumentado mais de 2 por cento, para 1,2 mil milhões de euros.

Portugal é, de resto, como sublinha a APICCAPS, o único país europeu que apresenta um saldo comercial positivo da balança comercial no sector de calçado e perfila-se, actualmente, como o terceiro exportador europeu e o sétimo a nível internacional.
 
França é o principal mercado do calçado português, com 332 milhões de euros exportados em 2006 e uma quota de oito por cento, seguido da Alemanha (264 milhões de euros), Inglaterra (160 milhões de euros) e Espanha (108 milhões de euros).

Fonte da APICCAPS explicou que a indústria portuguesa de calçado atravessa actualmente uma fase de consolidação e preparação para novos desafios, daí a importância da promoção externa em mercados de relevo.
"Depois do processo de ajustamento às novas realidades competitivas que marcou a viragem do século, a indústria parece ter atingido agora um novo patamar de estabilidade, a partir do qual prepara o seu futuro", referiu.

Após alguns anos de decréscimo, em 2006 a indústria viu os seus níveis de emprego, produção e exportações estabilizarem e até mostram agora sinais de algum crescimento.

De Janeiro a Setembro, as exportações portuguesas de calçado cresceram 3,4 por cento, ascendendo a 1,06 mil milhões de euros.

Segundo o economista Daniel Bessa, que está a coordenar um estudo sobre o sector, a indústria portuguesa deve abandonar "definitivamente" o mercado dos preços baixos" e apostar em parcerias consolidadas nos segmentos mais altos e especializados dos seus principais mercados.
 
Para o especialista, os industriais portugueses devem assim abandonar "de uma vez por todas" o mercado dos preços baixos, porque neste segmento há um fornecedor que se impõe no mundo que é a China (exporta mais de 60 por cento da produção de calçado mundial) e apostar em "produções de nicho", com incorporação de valor acrescentado.

Na linha das recomendações de Daniel Bessa, a APICCAPS aposta este ano na maior campanha de promoção de sempre nos mercados externos, num investimento global de oito milhões de euros e que abrange mais de 140 empresas, 30 acções e 15 mercados.

Fonte: RTP,24.Fev.08
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