Notícias

Cavaco Silva apela apoios às PME no QREN

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Cavaco Silva apela apoios às PME no QREN

O Presidente da República deixou esta segunda-feira um alerta para a necessidade de acautelar o apoio às pequenas e médias empresas (PME) no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Cavaco Silva sustentou que o país “não se desenvolve” se deixar que as PME “desapareçam”.

Foram  declarações feitas pelo Presidente da República  em Tondela, onde inaugurou mais uma unidade de produção da empresa farmacêutica Labesfal, do grupo alemão Fresenius Kabi.

Segundo Cavaco Silva, é “uma ilusão pensar” que Portugal pode “alcançar taxas elevadas de crescimento económico sem o contributo muito positivo” do tecido das PME.

“É por isso que as políticas públicas não podem deixar, a todo o momento, de dirigir um olhar muito especial às nossas pequenas e médias empresas”, afirmou o Chefe de Estado. Para de imediato acrescentar: “O Quadro de Referência Estratégico, o chamado QREN, que agora iniciou a sua fase de implementação, não pode ignorar as nossas pequenas e médias empresas. Portugal não se afirma na cena internacional, Portugal não se desenvolve se ficar à espera que as nossas pequenas empresas desapareçam”.

Segundo o  Presidente, “cabe aos poderes públicos utilizar o QREN por forma a apoiar a mobilização e o crescimento das nossas PME num quadro de concorrência que seja verdadeiramente justo”. Cavaco Silva acredita que sem esta opção declarada o país não poderá “recuperar um lugar entre os mais desenvolvidos na Europa Comunitária”.

O Presidente da República realçou a importancia de apostar nas exportações e referiu-se à Labesfal como um bom exemplo, de uma empresa que aproveita o “ambiente favorável” para se desenvolver. “Tem uma forte vocação exportadora, elevado conteúdo tecnológico e aposta na inovação e nas parcerias com a comunidade científica”, enumerou Cavaco Silva, considerando a nova unidade de produção “um assunto com carácter e interesse nacional”.


Fonte: RTP,28.Jan.08
2068

Voltar