Notícias

Estratégia das empresas é importante, mas 9 em cada 10 falham na execução - David Norton

quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Estratégia das empresas é importante, mas 9 em cada 10 falham na execução - David Norton

David Norton o  "pai" da ferramenta de gestão Balanced Scorecard (BSC) defendeu quarta-feira que a estratégia nas empresas é importante mas não é suficiente pois nove em cada dez empresas falham na sua execução.

David Norton, que foi juntamente com Robert Kaplan o pai da famosa ferramenta criada nos anos 80, explicou no Porto a convite da Associação Empresarial de Portugal (AEP), a importância dos trabalhadores de uma empresa compreenderem a sua estratégia.
 
O BSC é uma ferramenta usada em 70 por cento das empresas do mundo ocidental, que ajuda a comunicar com o resto dos trabalhadores, referiu.
Trata-se de uma ferramenta multidimensional para descrever, implementar e gerir estratégia a todos os níveis de uma empresa, esta fornece também um meio de propagar a estratégia a toda a organização, incluindo cada colaborador individualmente.

O BSC coloca assim a estratégia no centro do processo de gestão, permitindo às organizações executá-la de uma forma eficaz, fornecendo uma estrutura para as reuniões de revisão da estratégia e facilitando a ligação do processo de planeamento e orçamentação com a estratégia.

Segundo Robert Kaplan, este método pode ser usado quer por uma grande empresa ou um grande país, como por uma pequena empresa de dez trabalhadores.

"O importante é manter a filosofia e criar valor", resumiu, explicando que o importante é lembrar que um em cada dez pode ter sucesso.

Fonte: Lusa,11.Out.07
2150

Voltar